Cristiano Ronaldo iguala recorde de Platini

Português marcou o seu nono golo em fases finais de Europeus, igualando o recorde do francês.

Foto
Ronaldo festeja Reuters

Com o golo apontado nesta quarta-feira ao País de Gales, Cristiano Ronaldo igualou Michel Platini como o melhor marcador de sempre em fases finais de Europeus de futebol. Ambos somam nove golos.

Platini marcou os seus nove golos numa única edição, a de 1984, em que a França se sagrou campeã.

Já Cristiano Ronaldo começou a sua longa jornada no Euro 2004, competição em que apontou dois golos: a estreia aconteceu contra a Grécia (derrota por 2-1), seguindo-se um golo na meia-final frente à Holanda (2-1). 

Quatro anos mais tarde, marcou por uma vez no Euro 2008 (no 3-1 à República Checa) e no Euro 2012 fez três golos (dois à Holanda na primeira fase e um à República Checa nos quartos-de-final). 

Agora, no Euro 2016, Ronaldo somou três golos (dois à Hungria e um ao País de Gales), o que fez dele também o primeiro jogador a marcar em quatro fases finais de Europeus.

"As coisas surgem de uma maneira natural, não procuro bater recordes, como ocorreu no clube e na Liga dos Campeões, é sempre bom, sinto-me feliz, porque é resultado do meu trabalho, mas o mais importante foi a equipa ter jogado bem e acreditado até ao fim", disse Cristiano Ronaldo, citado pela Lusa, no final do jogo.

Os golos de Ronaldo nos Euro 2004, 2008 e 2012

Cristiano Ronaldo somou ainda à sua lista mais alguns recordes: é o primeiro jogador em toda a história a fazer um golo e uma assistência em duas meias-finais de Europeus (2004 e 2016); é o primeiro a marcar em sete jogos diferentes em fases finais de Europeus; e é o primeiro a jogar três meias-finais em Europeus (2004, 2012 e 2016).

O avançado português é ainda o futebolista com mais jogos em fases finais de Europeus (20), sabendo-se que no domingo reforçará esse estatuto. E é igualmente o jogador com mais golos em Europeus (juntando as fases finais e as fases de qualificação): 29.

Ao nível da selecção portuguesa, Ronaldo reforçou ainda o seu estatuto como jogador mais internacional de sempre (132) e com mais golos (61).

No que diz respeito às competições da UEFA (juntando clubes e selecções), o avançado do Real Madrid é também o recordista de golos (131, contra 106 do espanhol Raúl), segundo as contas do próprio organismo que gere o futebol europeu.

 

Sugerir correcção
Ler 5 comentários