Conjugação de esforços faz renascer torneio emblema

Hotel Palácio do Governador palco da apresentação do 55.º Open de Portugal no Morgado Resort

Foto
Da esquerda para a direita, José Correia (PGA Portugal), Miguel Franco de Sousa (FPG), Keith Waters (European Tour), Pedro Almeida (Nau Hotels & Resorts) e Mário Ferreira (Nau) / © RODRIGO CORDOEIRO

A Federação Portuguesa de Golfe (FPG), a PGA de Portugal e o grupo NAU Hotels & Resorts assinaram hoje (quinta-feira), em Lisboa, um protocolo que viabiliza o regresso do Open de Portugal no Morgado Golf Resort aos calendários oficiais do PGA European Tour e do Challenge Tour, por um período de três anos. 

Miguel Franco de Sousa, presidente da FPG; José Correia, presidente da PGA de Portugal; e Mário Azevedo Ferreira, CEO do NAU Hotels & Resorts foram os rostos de uma parceria sancionada pelo PGA European Tour e pelo Challenge Tour. 

A taça do Open de Portugal hoje em exposição na conferência de imprensa / © RODRIGO CORDOEIRO

Uma parceria que permite levar pela primeira vez ao Morgado Golf Course, situado no concelho de Portimão, a primeira e a segunda divisão do golfe profissional europeu, num torneio de meio milhão de euros em prémios monetários, a contar para o ranking mundial, Corrida para o Dubai (ranking do European Tour) e Corrida para Omã (ranking do Challenge Tour). 

A data escolhida, de 11 a 14 de maio, é importante porque, neste momento, já podemos confirmar que será o primeiro evento do European Tour de 2017 em solo europeu, depois do circuito ter passado pela África do Sul, Austrália, China, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Malásia, México, Índia, Estados Unidos e Marrocos. O mesmo sucede no Challenge Tour, circuito que arranca no Quénia, segue para a Turquia e depois terá este ponto alto da sua temporada no Algarve. 

O Open de Portugal no Morgado Golf Resort, apoiado também pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, regressa em 2017, após um hiato que datava de 2010. 

O evento assume o formato de dual ranking, à semelhança com o que aconteceu durante anos com o Madeira Islands Open BPI.  

No caso da segunda divisão europeia, o Challenge Tour, o torneio assume o estatuto de major, um dos mais importantes eventos do ano.  

Em certa medida será mesmo o mais relevante, pois será o único torneio do Challenge Tour em 2017 em que o campeão é imediatamente promovido, ao oferecer uma isenção de um ano no circuito principal, o European Tour. 

O European Tour nasceu em 1972, o Open de Portugal já existia e foi logo um dos eventos fundadores da primeira divisão europeia. É ainda hoje um dos mais emblemáticos torneios europeus.  

Em termos de calendário desportivo nacional, o Open de Portugal no Morgado Golf, formará um triunvirato de eventos de luxo com o Millennium Estoril Open (em ténis) na semana anterior e o WRC Vodafone Rally de Portugal (automobilismo) na semana posterior. 

Declarações dos promotores 

A organização do Open de Portugal no Morgado Golf Resort será da responsabilidade direta das três entidades que hoje assinaram o protocolo: a NAU Hotels & Resorts, proprietária do campo de golfe; a FPG e a PGA de Portugal.  

Miguel Franco de Sousa, o presidente da FPG, disse: "É com grande satisfação que vemos concretizado um dos grandes objetivos da FPG. Através da realização do Open de Portugal no Morgado Golf Resort, retomamos um dos mais antigos opens do European Tour, depois de um interregno de sete anos.  

"Não posso deixar de mencionar o apoio dado pela NAU Hotels & Resorts, proprietários do Morgado Golf Resort, pela PGA de Portugal, que, em conjunto com a FPG, e a colaboração do European Tour e Challenge Tour permitiu retomar o Open de Portugal, um desejo de muitos adeptos portugueses." 

José Correia, o presidente da PGA de Portugal, declarou: "É com enorme satisfação que vemos concretizada a intenção de organizar em Portugal um torneio do circuito European Challenge Tour.  

"Este será um evento com enorme impacto a nível desportivo, na medida em que o intercâmbio de convites com promotores de torneios semelhantes em outros países irá proporcionar aos nossos jovens profissionais mais competição internacional, algo que perseguíamos há vários anos. 

"Gostaria, desde já, de manifestar o meu maior agradecimento à FPG e à NAU Hotels & Resorts pelo apoio inequívoco a este projeto, viabilizando a realização do evento já em 2017." 

Mário Azevedo Ferreira, o presidente-executivo (CEO) da NAU Hotels & Resorts, asseverou: "A NAU Hotels & Resorts oferece 8 unidades hoteleiras e 3 campos de golfe no Algarve, bem conhecidos de todos.  

"O golfe é um dos mais importantes segmentos de mercado para os nossos hotéis, e uma âncora de referência para o Morgado Golfe Resort.  

"Temos vindo, ano após ano, a posicionar os nossos campos e hotéis no panorama do golfe nacional para torneios amadores e profissionais, tendo vindo a ganhar o reconhecimento de todos pela qualidade das nossas instalações e serviço.  

"Era nossa ambição estender esse reconhecimento e notoriedade igualmente para as competições internacionais, para o que vínhamos há tempos a dialogar com a FPG e PGA Portugal. 

"É uma enorme alegria e satisfação ver os esforços de todos recompensados desta forma pelo European Tour, poder igualmente contribuir de forma decisiva para a imagem do golfe de Portugal e do Algarve, e colocar o Morgado Golfe Resort e Portimão no mapa dos grandes eventos internacionais da modalidade." 

Declaração do European Tour 

Keith Waters, o Chief Operating Officer do European Tour, afirmou: "Estamos encantados com a cooperação de há muitos anos com a FPG e a PGA de Portugal, colaboração essa que possibilitou o regresso do Open de Portugal ao European Tour. Esta prova reforça a longa relação que temos com as entidades portuguesas".

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar