Presidente do Boavista responsabiliza os "três grandes" pela violência no futebol

Presidente do Boavista denuncia "clima de agressões verbais, pressão, intimidação e autêntica coacção" criado "por representantes directos e indirectos dos chamados três grandes".

Foto
A morte do adepto italiano ocorreu durante a noite de sábado junto ao Estádio da Luz Oxana Ianin

O incidente nas imediações do Estádio da Luz que resultou na morte de um cidadão italiano motivou reacções não só por parte dos três grandes do futebol nacional, como de outro clube da I liga, o Boavista, e da Fiorentina, clube do qual a vítima também era adepta.

Numa longa nota deixada no seu site oficial do Boavista, o presidente do clube, João Loureiro, envia, em seu nome e do clube, os seus “sentimentos à família enlutada e ao Sporting Clube de Portugal”. O dirigente aproveita para criticar o clima que se vive actualmente no futebol português que, nas suas palavras, é responsabilidade de “representantes” dos “chamados três grandes”.

“Não posso, no entanto, deixar de chamar a atenção para o clima de agressões verbais, pressão, intimidação e autêntica coacção que, sem excepção, tem sido criado e desenvolvido de forma despudorada e crescente por representantes directos e indirectos dos chamados três grandes, envolvendo também a cumplicidade e amplificação por parte de comentadores e alguma comunicação social, numa espiral que só podia conduzir a este resultado. Que todos tenham essa noção”, escreveu João Loureiro.

O presidente do Boavista fala numa “canibalização do espaço mediático” e em “subserviência aos interesses desses grandes clubes”: “Seguissem todos o exemplo e dessem mais destaque aos exemplos positivos da generalidade dos outros clubes, que de forma humilde e muitas vezes com grandes dificuldades vão proporcionando o desporto a muita gente, mas parece só existirem nas semanas em que jogam com os grandes, e talvez o desporto e o futebol português respirassem um ar mais puro e saudável”.

“Tenhamos, apesar de tudo, a esperança que este lamentável e trágico acontecimento tenha ao menos o condão de fazer o país desportivo, os seus agentes, e os máximos responsáveis a todos os níveis, acordarem e perceberem que têm que assumir as culpas próprias (quanto mais não seja por se demitirem das suas responsabilidades e como tal não agindo), e alterarem os seus comportamentos, sob pena de se estar a corroer e matar o desporto e o futebol portugueses. Com este texto espero ter dado o meu pequeno contributo”, terminou assim João Loureiro.

Às primeiras horas deste sábado, o Benfica tinha emitido uma nota sobre o incidente desta madrugada. O clube “lamenta de forma veemente e manifesta o seu mais profundo pesar” pela morte do adepto do rival Sporting, segundo se lê num comunicado no site oficial.

“O Sport Lisboa e Benfica reitera o seu forte apelo ao necessário respeito e  moderação entre todos os adeptos do futebol, pedindo que esta noite todos saibamos dar uma resposta que preserve os valores da sã convivência e rivalidade em nome de duas instituições que tanto têm honrado o país e o futebol português”, lê-se na nota.

O Sporting também emitiu um comunicado no site oficial em que “manifesta o mais profundo lamento e repúdio pelos trágicos acontecimentos da última madrugada e que resultaram na morte de um adepto” do clube de Alvalade.

“O Sporting CP aguarda com expectativa as diligências em curso que estão a ser desenvolvidas pelas autoridades no sentido de apuramento de responsabilidades pelo que aconteceu”, é escrito no comunicado do Sporting, onde o clube “manifesta as suas mais sentidas condolências” à família do cidadão italiano.

O presidente dos “leões”, Bruno de Carvalho, também reagiu ao incidente através da sua página no Facebook. O dirigente leonino afirmou que o dia de hoje “devia ser de festa e de mais um grande espectáculo de futebol”, mas que “fica marcado pela morte de um adepto do Sporting CP”, e apresenta as suas “sentidas condolências à família e amigos de Marco Ficini”.

“É necessário que os nossos adeptos tenham um comportamento digno da grandeza do Sporting CP, que não entoem cânticos que ofendam a memória de ninguém e que mostremos a elevação e grandiosidade do nosso clube, sem nos rebaixarmos a quem não sabe estar no futebol”, escreveu Bruno de Carvalho, recuperando as suas palavras de segunda-feira.

O FC Porto reagiu ao incidente através da sua página no Twitter: “O FC Porto lastima os acontecimentos desta madrugada e apresenta sentidas condolências à família do adepto falecido, bem como ao @Sporting_CP”.

A Fiorentina também reagiu à morte do seu adepto, Marco Ficini: “A Fiorentina está de luto pela trágica morte em Lisboa do adepto Marco Ficini e expressa e expressa as suas condolências à família”.

Sugerir correcção
Comentar