Clubes europeus admitem criar campeonato de elite

Competição reuniria emblemas das cinco principais ligas europeias. Portugal ficaria de fora.

Foto
A Juventus seria um dos clubes que teria entrada nesta competição de elite PAWEL KOPCZYNSKI/Reuters

O presidente Associação Europeia de Clubes admitiu a possibilidade de ser criado um campeonato continental composto pelos maiores clubes das cinco principais Ligas – nas quais não incluiu Portugal -, noticia nesta quarta-feira a comunicação social italiana.

“Não podemos excluir que, no futuro, seja criado um campeonato europeu, que integre os maiores clubes de Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha e França, sob a égide da UEFA ou de uma organização privada”, disse o alemão Karl-Heinz Rummenigge, durante um seminário sobre fair-play financeiro, em Milão, na terça-feira.

Segundo o patrão do Bayern Munique, tratar-se-á de uma competição composta por cerca de 20 equipas, que poderão disputar alguns jogos na América e na Ásia, tendo o presidente da Juventus, Andrea Agnelli, evocado a questão financeira para justificar a criação da prova, em alternativa à Liga dos Campeões.

“A Liga dos Campeões vale 1,5 mil milhões de euros em direitos televisivos, contra quase sete mil milhões na NFL [campeonato de futebol norte-americano]. Ora, os estudos mostram que dos dois mil milhões de adeptos no mundo, 1,6 mil milhões são de futebol e apenas 150 milhões de futebol norte-americano”, observou Agnelli.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários