Caruana é o líder do memorial Gashimov

Italiano está isolado no comando da prova, que decorre no Azerbaijão.

Foto
DR

Fabiano Caruana está a dominar a terceira edição do memorial Gashimov, a disputar-se em Shamkir, Azerbaijão, encontrando-se isolado no comando da prova após a realização da terceira ronda, tendo cedido apenas um empate na jornada inaugural.

A prova que se realiza em memória de Vugar Gashimov, precocemente desaparecido em 2014 com apenas 27 anos, vítima de uma recidiva de um tumor cerebral, e que chegou a ocupar a quinta posição do ranking mundial, não conta nesta terceira edição com a presença do campeão mundial, Magnus Carlsen, mas o elenco está recheado de valores que mantêm o nível da prova dentro dos parâmetros que permitem incluí-la nas mais cotadas do circuito mundial.

A ronda de abertura foi pacífica, com as cinco partidas a terminarem todas com a divisão do ponto, mas nas duas seguintes a agressividade dos jogadores viria ao de cima, produzindo posições de elevada complexidade que, em cima do tabuleiro, alguns não foram capazes de resolver a contento.

Foi assim que Caruana, o campeão norte-americano e número três do mundo, levou de vencidos, primeiro, o ucraniano Pavel Elianov e, neste sábado, a campeã mundial Hou Yifan, da China, quando os seus adversários, pressionados pelo pouco tempo de reflexão de que dispunham, cederam à pressão.

Na segunda posição encontra-se o holandês Anish Giri, 7.º do ranking, que aproveitou na segunda ronda um erro crasso de Sergei Karjakin, o detentor da Taça do Mundo e pretendente ao título de Carlsen, para vencer o russo. Karjakin recuperaria logo na partida seguinte, em que se impôs ao indiano Pentala Harikrishna. Os dois partilham a terceira posição juntamente com os quatro representantes do país organizador, Mamediarov, Radjabov, Mamedov e Safarli.

Sugerir correcção
Comentar