Candidatos com notas distintas nos testes

Alemanha derrotada em casa pela Eslováquia. Espanha e Itália venceram diante de Bósnia e Escócia.

Fotogaleria
A Alemanha teve Götze mas a exibição meteu água Michael Dalder/Reuters
Fotogaleria
Nolito esteve em destaque no Espanha-Bósnia Arnd Wiegmann/Reuters
Fotogaleria
Um golo de Pellè deu a vitória à Itália diante da Escócia Darrin Zammit Lupi/Reuters

O início do Euro 2016 está ao virar da esquina mas há candidatos ao título que não podem estar totalmente tranquilos. A Alemanha que o diga, porque foi batida em casa pela Eslováquia (1-3) – e o facto de ter jogado com algumas segundas opções não serve de desculpa. Ainda na ressaca do duelo madrileno na final da Liga dos Campeões, a Espanha defrontou a Bósnia-Herzegovina e venceu por 3-1 num jogo marcado por várias estreias absolutas. Já a Itália defrontou a Escócia e venceu graças a um golo solitário de Graziano Pellè, marcado na segunda parte com um pontapé à entrada da área.

Não foi só a meteorologia a mostrar má cara em Augsburgo, obrigando ao atraso no início da segunda parte. A selecção alemã deixou a desejar, mesmo tendo alinhado de início com jogadores como Götze, Khedira, Boateng e os badalados Draxler e Sané. A Mannschaft adiantou-se no marcador num penálti a castigar falta sobre Götze, mas já chegou ao intervalo a perder: um grande pontapé de Hamsik, de fora da área, e um cabeceamento de Duris após canto consumaram a reviravolta.

A segunda parte começou com a Eslováquia mais forte e, logo aos 52’, Kucka fez o 1-3 num remate de primeira após canto – o guarda-redes Marc-André ter Stegen ficou muito mal na fotografia, ao deixar a bola passar-lhe entre as pernas. Pouco inspirados, os alemães nunca estiveram sequer perto do empate. O melhor que se viu da equipa de Joachim Löw, na segunda parte, foi um remate de Götze que passou centímetros ao lado da baliza eslovaca (82’).

No próximo sábado a Alemanha disputa o derradeiro jogo de preparação, diante da Hungria, antes de estrear-se no Europeu frente à Ucrânia, no dia 12 de Junho. Os ucranianos defrontaram a Roménia (que jogará na abertura do Euro 2016 contra a anfitriã França) num particular em que venceram por 3-4.

Sem poder contar com muitos dos jogadores convocados para o Euro 2016, Vicente del Bosque fez alinhar uma Espanha alternativa diante da Bósnia. Houve três estreantes no “onze” e mais cinco cumpriram a primeira internacionalização como suplentes utilizados. Mas quem começou por brilhar foi Nolito, que em oito minutos fez dois golos que deram uma vantagem tranquila aos bicampeões europeus em título. O segundo golo do ex-Benfica foi particularmente vistoso, num lance em que teve tempo para tudo: tirou as medidas à baliza e fez um grande remate, sem hipóteses para Begovic.

A Bósnia, que falhou o apuramento para o Europeu, reagiu aos 30’ com um golo de Spahic – mas o mesmo jogador deitou tudo a perder ao fazer-se expulsar mesmo antes do intervalo, com um cartão vermelho directo por agressão a Azpilicueta.

Apesar de jogarem em inferioridade numérica, os bósnios melhoraram no segundo tempo e foram ameaçando regularmente: Djuric isolou-se mas Asenjo resolveu (50’), Hajrovic tentou a sorte de longe (54’), Duljevic acertou no poste (66’) e depois obrigou Asenjo a desviar para canto (70’).

Porém, a Espanha ripostou com eficácia e, depois de Oyarzábal ter errado o alvo por pouco, Pedro Rodríguez estabeleceu o resultado final já no período de compensação. Begovic defendeu o primeiro remate de Iñaki Williams, mas Pedro Rodríguez foi rapidíssimo na recarga e atirou para o fundo da baliza bósnia.

Sugerir correcção
Comentar