Campeões nacionais foram ganhar a Viseu

Pedro Lencart e Joana Silveira com vitórias suadas no V Torneio do Circuito Allianz

Foto
Joana Silveira e Pedro Lencart com os troféus conquistados em Viseu / © RUI FRAZÂO/FPG

Joana Silveira e Pedro Lencart provaram que não foi por acaso que, com apenas 16 anos, se sagraram este ano campeões nacionais amadores.

Domingo, de novo diante dos melhores amadores portugueses, venceram o 5º torneio do Circuito Allianz, que a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) organizou nos dois últimos dias no Montebelo Golfe, no concelho de Viseu.

Joana Silveira somou o seu terceiro título no principal circuito da FPG para amadores de alta competição, depois dos alcançados este ano em Praia d’El Rey (Óbidos) e em 2014 em Troia (Grândola).

A jogadora do Club de Golf de Miramar somou 156 pancadas, após duas voltas de 78, 12 acima do Par, batendo por apenas 1 a bicampeã nacional de sub-18, Leonor Bessa (79+78). O bogey de Leonor Bessa no último buraco do torneio ditou a vitória da sua companheira de clube.

Pedro Lencart apoderou-se do seu segundo troféu no Circuito Allianz, depois do alcançado em 2015, no Clube de Campo da Aroeira (Almada), quando o circuito tinha ainda o nome de outra companhia de seguros.

O jogador de Miramar precisou de um buraco de play-off para se superiorizar a Gonçalo Costa, que tinha ganho este torneio de Montebelo em 2014, quando o vencedor de hoje, então com apenas 14 anos, já tinha surpreendido, ao terminar em 2.º.

Lencart e Costa totalizaram 147 pancadas, 3 acima do Par, com o jogador de Miramar a juntar voltas de 70 e 77, e o representante do Lisbon Sports Club a adicionar cartões de 72 e 75.

Por pouco Gonçalo Costa não conseguia um segundo título em Montebelo, pois foi 1 bogey no último buraco que lhe fez perder a liderança isolada, forçando-o à “morte súbita” que acabou por perder. Depois de mais de um ano seriamente dedicado aos estudos, é bom ver o jogador do Lisbon de novo em forma.

O torneio feminino só teve quatro participantes, mas o masculino contou com 27. As 70 pancadas (-2) de Lencart no primeiro dia foram o melhor resultado do torneio e só houve mais uma volta abaixo do Par, a de 71 (-1) de Afonso Girão, também no primeiro dia. O jogador do Oporto Golf Club terminou em 3º a 1 pancada do play-off, tendo-lhe custado caro o triplo-bogey no antepenúltimo buraco.

Regra geral, os resultados foram piores no segundo dia do que no primeiro. “Hoje as condições de jogo estavam um bocadinho mais difíceis porque as posições das bandeiras estavam um pouco mais complicadas e também estava mais vento”, explicou Pedro Lencart.

Se em 2014 Gonçalo Costa tinha sido o único jogador a bater o Par do campo aos 36 buracos, desta feita ninguém ficou em “vermelho”.

“É um campo onde para além de ser preciso jogar bem, exige também um pouco do fator sorte, porque tem muitas inclinações. Por outro lado, é um campo muito estratégico, não é daqueles onde se pode estar sempre a sair de drive. Por isso é que acho que os resultados não foram assim tão bons, porque é um campo difícil”, analisou Joana Silveira.

A campeã nacional amadora revelou sentimentos ambivalentes em relação à sua exibição: “Fiz +6 nos dois dias, sempre o mesmo resultado. Nesse sentido, pode dizer-se que foi um jogo regular. Contudo, acho que é um campo onde consigo fazer melhor do que fiz, mas (por outro lado) foi a vez em que joguei melhor neste campo, pelo que estou feliz com o resultado.”

Já o campeão nacional amador distingue bem o seu rendimento nos dois dias de prova: “No primeiro dia joguei muito bem, estive sempre confiante, consegui dar boas pancadas de saída, meti bons putts e fiz um bom resultado de -2. Hoje cometi alguns erros, fiz 1 duplo e 3 bogeys e não consegui converter nenhum birdie, porque o putt também não esteve o seu melhor.”

Se na primeira metade da época se falou muito das suas vitórias no Campeonato Nacional Peugeot com apenas 16 anos, agora os triunfos dos dois jovens de Miramar começam a tornar-se mais rotineiros.

“Claro que dá confiança. Nos outros anos ganhava a classificação net e agora já começo a ganhar o gross (a classificação principal) o que é bastante bom e dá-me motivação extra para continuar a treinar”, sublinhou Joana Silveira.

“É mais uma prova de que sou dos melhores valores nacionais e que mereço”, acrescentou Pedro Lencart.

Até ao final do ano, ambos têm um objetivo comum – o Ranking Nacional BPI e o Ranking Ouro do Circuito Allianz.

«Gostava de terminar o ano no top-3 dos dois rankings», disse Lencart, que ocupa a 4ª posição do Ranking Nacional BPI, embora ainda não estejam contabilizados nem esta vitória, nem a Taça FPG/BPI, que também terminou esta semana, onde foi eliminado logo na primeira ronda por João Pedro Maganinho.

“Até ao final da época gostaria de vencer o último torneio deste Circuito Allianz e ficar bem classificada nos dois rankings, sendo o n.º 1 um objetivo claro», frisou, por seu lado, Joana Silveira, a atual n.º 1 amadora nacional. Esta vitória reforçou esse estatuto, embora os pontos ainda não tenham sido adicionados, até porque a sua mais direta rival é Leonor Bessa, a n.0 º1 de 2015 e atual nº2.

O 6.º e último torneio do Circuito Allianz da FPG disputa-se nos dias 5 e 6 de novembro, na Quinta do Peru Golf & Country Club, no concelho de Sesimbra, onde serão também divulgados os rankings finais de 2016 para os amadores de alta competição.

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar