Bernardo Silva cinco anos no Manchester City por 50 milhões de euros

Médio português é o primeiro reforço da equipa britânica para a próxima época. Benfica embolsa 1,75 milhões.

Foto
Bernardo Silva esteve três temporadas no Mónaco Andrew Couldridge/Reuters

Cristiano Ronaldo, em 2009-10, foi transferido do Manchester United para o Real Madrid por 94 milhões de euros. Em 2000-01, tinha sido Luís Figo a trocar o Barcelona pelo Real por 61 milhões. Nesta sexta-feira, Bernardo Silva “assaltou” o terceiro lugar do ranking das mais avultadas vendas de jogadores portugueses, ao assinar pelo Manchester City num negócio que vai despejar cerca de 50 milhões de euros nos cofres do Mónaco.

O médio criativo que ajudou a equipa do Principado a conquistar a Liga francesa já tinha deixado uma impressão francamente positiva nos relvados europeus e chegou mesmo a recolher elogios dos responsáveis do City aquando da eliminatória entre as duas equipas na Liga dos Campeões. Com um orçamento generoso, os “citizens” não perderam tempo e, num contexto de renovação, asseguraram os serviços de um dos jogadores mais talentosos da actual geração do futebol português.

“Agora estou numa das melhores equipas do mundo. Estou muito satisfeito e ansioso por dar o meu melhor e ajudar a equipa a atingir os seus objectivos”, resumiu Bernardo, citado pelo site do Manchester City, confirmando também que ter Pep Guardiola como treinador foi um incentivo adicional que contribuiu para a decisão. “Não se pode recusar trabalhar com Guardiola”, vincou.

O contrato que o jogador de 22 anos assinou com o terceiro classificado da Premier League é válido por cinco temporadas e o negócio agora oficializado vai ter também implicações no cash-flow do Benfica, clube de formação do internacional português. Ao abrigo do mecanismo de solidariedade da FIFA, os “encarnados” deverão embolsar cerca de 1,75 milhões de euros, referentes a 3,5% do montante da transferência.

Depois de ter deixado Lisboa a troco de 15,75 milhões de euros e sem oportunidades na equipa principal do Benfica, Bernardo surge agora, em Manchester, como a primeira contratação do City para 2017-18, numa altura em que Guardiola prepara uma significativa renovação do plantel. Nomes com os de Jesús Navas, Pablo Zabaleta, Gael Clichy, Willy Caballero ou Bacary Sagna estão de saída. Mas o médio português continua a ter uma fortíssima concorrência na luta por um lugar no "onze".

Sugerir correcção
Ler 4 comentários