Benfica inicia defesa do título com recepção ao Sp. Braga

Primeiro clássico é um Sporting-FC Porto, à 8.ª jornada, numa época que irá fechar uma semana depois ?de um Sporting-Benfica. Final da Taça da Liga será disputada no Minho.

Foto
DR

O Benfica vai iniciar, a 9 de Agosto, a defesa do título de campeão com a recepção ao Sp. Braga, o adversário mais cotado de entre os que arrancam para a época 2017/18 frente aos “grandes” — o Estoril apresenta-se no Dragão e o Sporting “apadrinha” o regresso do Desportivo das Aves à Liga NOS.

Com todas as condicionantes que presidiram ao sorteio realizado pela Liga na cerimónia que decorreu nesta sexta-feira no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, os confrontos entre os tradicionais candidatos à conquista do título de campeão nacional ficaram, assim, reservados praticamente para o fim, com o primeiro clássico a surgir à 8.ª jornada, colocando frente a frente Sporting e FC Porto, em Alvalade, a 1 de Outubro deste ano.

Respeitando a norma de que os “grandes” terão que alternar os jogos em casa e fora com os respectivos rivais, os “leões” apresentam-se na Luz à 16.ª jornada, a 20 de Dezembro, já depois de o Benfica ter defrontado o FC Porto, no Dragão, a 3 de Dezembro, três jornadas antes.

Este alinhamento confere uma carga ainda mais “dramática” para os últimos capítulos da prova, adensada pelo Sporting-Benfica da penúltima ronda, altura crítica no que respeita a decisões relativamente ao título. E como num campeonato normalmente decidido pela regularidade o importante não é como começa, mas antes como acaba, refira-se que o Benfica receberá o Moreirense na última jornada, enquanto o FC Porto defronta, em casa, o V. Guimarães, com o Sporting a deslocar-se à Madeira para fechar as contas ante o Marítimo.

Já o Portimonense, campeão da Liga Ledman e um dos emblemas promovidos ao primeiro escalão, estreia-se perante o público algarvio com a recepção ao Boavista. Contudo, um dos grandes destaques vai para o arranque do Sp. Braga, que depois do jogo na Luz na jornada inaugural, terá apenas duas jornadas para poder respirar um pouco antes de novo embate com um grande, na recepção ao FC Porto, na quarta jornada. Pelo meio fica a visita do campeão da II Liga (Portimonense) a Braga e a deslocação a casa do outro promovido (Desp. Aves). Os “guerreiros” encontrarão logo depois (à sexta ronda) o vizinho V. Guimarães, na “Pedreira”, tendo que esperar até Novembro (11.ª jornada) pelo reencontro de Abel Ferreira com o Sporting.

O sorteio das competições organizadas pela Liga não escapou a uma ameaça de “boicote” a envolver a arbitragem. Jorge Sousa e Rui Licínio, respectivamente melhor árbitro e melhor “assistente” do último campeonato, não compareceram na cerimónia de entrega dos prémios. O líder da APAF, Luciano Gonçalves, confirmou a justificação apresentada pelos árbitros a Pedro Proença — imponderável de última hora. Com isto, não foi feita qualquer referência aos premiados durante a entrega dos troféus.

Braga recebe final-a-quatro

O presidente da Liga, Pedro Proença, que conta poder anunciar um grande patrocinador e prepara, juntamente com a Federação Portuguesa de Futebol, a implementação do videoárbitro, pediu tempo para os homens do apito e a compreensão de todos, mostrando-se confiante na erradicação de decisões grosseiras, que quer sanar.

A final-a-quatro da Taça da Liga — que passa desde a última edição a decidir o “título” de campeão de Inverno —, vai esta época ser disputada em Braga, cidade que disputou com Coimbra a possibilidade de receber os finalistas para saber quem sucederá ao Moreirense.

A Taça da Liga terá nas duas primeiras fases, antes da entrada em cena dos cinco primeiros classificados do escalão principal, uma selecção que “premiou” o recém-promovido Real Massamá com a isenção na primeira fase, contemplando ainda o Feirense e o vencedor do Leixões-Ac. Viseu como isentos na segunda fase.

 

Prémios referentes à época 2016-17:
Fair Play: Portimonense
Golo do Ano: Salvador Agra (Nacional)
Melhor Delegado da Liga: Sérgio Ferreira
Jogador revelação da II Liga: Rui Costa (Varzim)
Jogador revelação da I Liga: Nélson Semedo (Benfica)
Melhor Guarda-redes da II Liga: Ricardo Ferreira (Portimonense)
Melhor Guarda-redes da I Liga: Ederson (Benfica)
Melhor Marcador da II Liga: Pires (Portimonense)
Melhor Marcador da I Liga: Bas Dost (Sporting)
Melhor Treinador da II Liga: Vitor OIiveira (Portimonense)
Melhor Treinador da I Liga: Rui Vitória (Benfica)
Melhor Jogador da II Liga: Paulinho (Portimonense)
Melhor Jogador da I Liga: Pizzi (Benfica)

 

 

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários