Benfica exorcizou o minuto 92 no Dragão

Um golo nos descontos garantiu às “águias” um precioso ponto no Dragão. Portistas foram superiores, mas recuaram demasiado nos últimos minutos.

Fotogaleria
Lisandro López evitou a derrota do Benfica no Dragão FRANCISCO LEONG/AFP
Fotogaleria
Eliseu Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Jesus Corona e Pizzi FRANCISCO LEONG/AFP
Fotogaleria
Iker Casillas Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Disputa de bola com Casillas FRANCISCO LEONG/AFP
Fotogaleria
Disputa de bola FRANCISCO LEONG/AFP
Fotogaleria
Pizzi Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Nelson Semedo e Alex Telles FRANCISCO LEONG/AFP
Fotogaleria
Lisandro Lopez festeja o golo do empate FRANCISCO LEONG/AFP
Fotogaleria
Golo do Benfica Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Choque entre jogadores do Benfica Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Nuno Espírito Santo dá indicações à equipa Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Maxi Pereira e Franco Cervi Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Diogo Jota festeja o golo do FC Porto FRANCISCO LEONG/AFP
Fotogaleria
Festejos do FC Porto Miguel Riopa/AFP
Fotogaleria
Festejos do Benfica FRANCISCO LEONG/AFP
Fotogaleria
Jesus Corona tenta o golo Miguel Riopa/AFP

Um FC Porto vintage, com uma qualidade pouco vista nas últimas três épocas, reduziu durante mais de uma hora o Benfica a vinagre, mas quando parecia que as “águias” iriam ao tapete no campeonato, Lisandro exorcizou, para os benfiquistas, o minuto 92 no Estádio do Dragão (quando Kelvin roubou um campeonato aos benfiquistas). Num jogo em que os portistas foram sempre superiores e justificaram a vitória, o empate (1-1) penaliza as opções de Nuno Espírito Santo, que depois de chegar à vantagem meteu marcha-atrás, abdicando de atacar. Rui Vitória agradeceu e o Benfica, quase sem saber como, mantém cinco pontos de vantagem sobre os “dragões”.

Minuto 66: poucos segundos depois de serpentear pelo meio de meia equipa do Benfica, obrigando Samaris a cometer falta, Corona é substituído por Rúben Neves. Até aí, o Benfica tinha feito um remate e apenas uma mão cheia de grandes defesas de Ederson impedia que a vantagem do FC Porto fosse superior a um golo. A opção de Espírito Santo não trouxe qualidade ao Benfica, mas foi um convite a um adversário, que estava moribundo, para avançar. Desfeito o ataque portista que colocou a cabeça dos benfiquistas em água, Vitória arriscou e, com a estrelinha de campeão, saiu premiado.

Os três meses de Espírito Santo no FC Porto têm sido férteis em alterações constantes de tácticas e, por isso, não foi surpresa a aposta num “onze” inédito. Com o Benfica privado de Grimaldo, o técnico lançou Maxi e Corona na direita. Com o Fejsa fora de combate, o técnico portista colocou Otávio no sítio certo: a zona central. O resultado, foi uma vitória no duelo táctico inicial. Sem Herrera e mantendo o 4x1x3x2, o treinador apostava na mobilidade do quinteto da frente e o Benfica perdeu-se no “carrossel” “azul-e-branco”.

Vitória foi lançou o “onze” previsível, mas camuflar no Dragão as baixas de Fejsa e Grimaldo era uma missão quase impossível. Conservador, o treinador lançou Samaris e Eliseu, deixando o canivete suíço (André Almeida) no banco. No entanto, o grego e o português nunca foram solução.

A primeira meia hora foi sufocante para os benfiquistas. Com Corona encostado à direita e Óliver apoiado por Jota na esquerda, o FC Porto construía oportunidades constantes e apenas Ederson impediu que o marcador sofresse qualquer alteração. Já sem Luisão (substituído por Lisandro devido a lesão), o Benfica respirou a partir da meia hora e, sem fazer qualquer remate à baliza, podia ter marcado aos 45’: Felipe quase fez golo na própria baliza.

A curiosidade após o intervalo era saber como Vitória ia reorganizar a equipa após uma primeira parte paupérrima, só que, depois de tanto tentar no início, o FC Porto chegou ao merecido golo cinco minutos após o descanso: Jota trocou os olhos a Nélson Semedo e fez a bola passar entre Ederson e o poste.

A partir daí, o duelo passou a ser jogado nos bancos e Espírito Santo, que estava claramente por cima, deitou tudo a perder a partir do minuto 66. Apesar da ligeira melhoria com a entrada de Horta, o Benfica continuava a ser uma equipa inofensiva, mas o FC Porto continuou a recuar (trocas de Óliver e Jota por Layún e Herrera) e o que já poucos benfiquistas acreditavam aconteceu: aos 92’, depois de um canto displicentemente cedido por Herrera, Horta colocou na área e Lisandro, de cabeça, salvou a noite do Benfica. Três anos, cinco meses e 27 dias depois, o segundo minuto de descontos voltava a assumir o protagonismo de um FC Porto-Benfica, mas desta vez eram os adeptos portistas que levavam as mãos à cabeça. Para os benfiquistas, Kelvin está exorcizado: o minuto 92 no Dragão agora é de Lisandro.

Figura do Jogo - Lisandro López

O defesa central argentino tarda em afirmar-se definitivamente no Benfica e parece ser, para Rui Vitória, apenas a quarta opção para defesa central, mas as exibições de Lisandro López já justificam outro estatuto. Embora o eixo da defesa seja o sector em que o Benfica parece estar melhor servido, o argentino, de 27 anos, tem exibido atributos muito acima de média. Tal como tinha acontecido em Tondela, onde entrou ainda na primeira parte para o lugar de Luisão, Lisandro mostrou competência a defender — fez dois cortes decisivos num duelo particular com André Silva na segunda-parte — e eficiência no ataque: o decisivo golo no minuto 92 foi o terceiro do defesa contratado pelo Benfica ao Arsenal de Sarandí neste campeonato.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários