Uma noite tão tranquila quanto o Benfica poderia desejar

Equipa de Rui Vitória goleou o Belenenses por 4-0 e retomou a liderança da Liga. André Almeida, Salvio, Mitroglou e Jonas construíram o triunfo, que permitiu repor a vantagem de um ponto sobre o FC Porto

Foto
LUSA/MARIO CRUZ

O Benfica não pediria muito mais do que uma noite sem grandes complicações na recepção ao Belenenses, no regresso da equipa de Rui Vitória ao campeonato, após a eliminação nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. E foi exactamente isso que os “encarnados” tiveram, obtendo um triunfo tranquilo (4-0) perante um adversário que pouco incomodou. O emblema da Luz repôs a vantagem de um ponto relativamente ao FC Porto e recuperou a liderança na classificação da Liga.

Uma entrada forte na partida permitiu ao Benfica monopolizar a bola desde o primeiro minuto. E a postura pressionante dos “encarnados” não tardou a produzir resultados, com André Almeida a inaugurar o marcador num lance marcado por um erro clamoroso de Miguel Rosa. O Belenenses não deu trabalho a Ederson na primeira parte, mas logo nos minutos iniciais do segundo tempo ameaçou, com Miguel Rosa a acertar no poste. Só que qualquer confiança que os “azuis” viessem a ganhar com esse lance esvaiu-se de imediato com o segundo golo do Benfica, por Mitroglou. Salvio fez o terceiro a meia hora do fim e, mesmo antes do apito final, Jonas encerrou as contas com o seu décimo golo da temporada.

A principal surpresa no “onze” escolhido Rui Vitória foi a ausência de Nélson Semedo, justificada pelo Benfica com uma ferida no joelho esquerdo. O lado direito da defesa ficou entregue a André Almeida e, relativamente à derrota por 4-0 na visita ao Borussia Dortmund que ditou o adeus à Champions, o treinador do Benfica fez ainda duas mudanças: Zivkovic rendeu Cervi e Jonas entrou para fazer dupla com Mitroglou no ataque – o brasileiro foi titular apenas pela oitava vez esta época, em jogos do campeonato.

A primeira parte teve sentido único: a baliza de Cristiano. O Benfica controlou os acontecimentos e adiantou-se no marcador sem ter criado oportunidades flagrantes de golo. Depois de um cabeceamento de Jonas por cima, André Almeida fez o 1-0 beneficiando de um falhanço da defesa “azul”. Um passe longo de Pizzi chegou à área, Miguel Rosa não conseguiu dominar a bola e acabou por deixá-la à disposição de André Almeida, que, sem dificuldades, inaugurou o marcador.

O ritmo baixou, mas os “encarnados” continuaram a ser a melhor equipa em campo. Domingos Duarte assumiu o protagonismo na defesa visitante, com uma sucessão de cortes importantes, mas no ataque o Belenenses não conseguiu libertar-se do colete-de-forças e praticamente não passou do meio-campo.

A atravessar uma série de seis jogos consecutivos a somar pontos no campeonato (três vitórias e três empates), sendo que nos últimos quatro tinha começado por estar em desvantagem no marcador, a equipa de Quim Machado surgiu no segundo tempo com uma postura diferente. Persson fez o primeiro aviso, num remate de fora da área sem dificuldades para Ederson, e dois minutos depois Miguel Rosa quase se redimiu do erro que dera o 1-0: de longe, o atacante atirou fora do alcance de Ederson, mas a bola acertou no poste.

O Benfica não tremeu – não houve tempo para isso. De imediato, os “encarnados” fizeram o 2-0 com Mitroglou a desferir um remate em arco que deixou Cristiano sem reacção na baliza. O ritmo continuou baixo, mas as facilidades concedidas pelos “azuis” permitiram à equipa de Rui Vitória continuar a avolumar o marcador. Salvio fez o 3-0 e, aos 66’, Jonas teve o 4-0 nos pés, mas depois de fintar Cristiano não conseguiu fazer o remate. Já no período de compensação, o brasileiro não perdoou, a desviar o passe de Mitroglou (que estava ligeiramente adiantado quando se desmarcou).

Ederson só foi obrigado a trabalhar nos minutos finais: travou o remate de Maurides e viu Bernardo Dias falhar o desvio ao cruzamento de Vítor Gomes. Numa noite tranquila, o Benfica voltou à liderança.

Sugerir correcção
Comentar