Benfica foi terceiro na Taça feminina de crosse

Equipa masculina não foi além do quinto lugar na competição que decorreu na Turquia.

Foto

A equipa feminina sénior do Benfica, ao acabar na terceira posição, foi a que obteve a melhor classificação da participação das formações portuguesas nas Taças dos Campeões de crosse, disputadas em Kastamonu, na Turquia. A equipa masculina sénior não passou do quinto lugar, enquanto nas corridas para juniores os benfiquistas terminavam em quarto lugar e as raparigas do CD Universitário de Lisboa eram sétimas.

Em termos teóricos, a equipa feminina do Benfica era, de facto, a mais forte das quatro formações que participaram, e sobretudo na perspectiva de serem quatro atletas a contar para o resultado final. A prova não correu da melhor maneira para a mais cotada de todas, a crónica campeã nacional de crosse Ana Dulce Félix, ao acabar no 12.º lugar (23m02s para 6 km), mas Sara Catarina Ribeiro, em quinto (22m15s), Carla Salomé Rocha, em oitavo (22m33s), e a triatleta Vanessa Fernandes, em 11.º (22m44s), estiveram melhor e as portuguesas somaram 36 pontos, contra 13  das turcas do Üsküdar, vencedoras, e as espanholas do Bilbao Atletismo, segundas (29).

A queniana Irene Cheptai, em representação do Üsküdar, foi a vencedora individual, com 21m13s e enorme vantagem sobre a sua colega de equipa Özlen Kaya (21m45s), e a agora espanhola, de origem etíope, Trihas Gebre, foi terceira, com 21m52s. Desta forma, a equipa benfiquista foi de longe a melhor só com atletas de origem no respectivo país, dado que a fundista que não pontuou foi a nortenha Mónica Silva, no 13.º lugar.

A corrida masculina sénior, com 10km de extensão, foi ganha pelo turco Bekir Karayel, com 32m33s, mas o triunfo colectivo caiu para o lado dos franceses do Alès Cévennes, com 17 pontos. Os benfiquistas somaram 73, contando para a classificação Ricardo Ribas, em 13.º (33m58s), Tiago Costa, em 18.º (34m26s), e Rui Pinto, no lugar seguinte (34m31s). Nos juniores, em 6km de corrida, Pedro Ferreira foi o melhor do Benfica, no 10.º lugar,  e nessa faixa etária, no lado feminino, a melhor portuguesa foi Rita Mineiro, no 26.º posto.

Sugerir correcção
Comentar