Benfica e Sporting rebocaram aumento de espectadores na Liga

Número de adeptos nos estádios da principal competição nacional cresceu 6,9% face à época anterior, com Alvalade a registar a melhor média de ocupação desde que a LPFP disponibiliza dados de assistências.

Foto
O Sporting viu a taxa de ocupação, no Estádio de Alvalade, subir mais de 10 pontos percentuais Patrícia de Melo Moreira/AFP

Aquela que foi descrita como uma das mais entusiasmantes épocas desportivas dos últimos anos produziu efeitos concretos dentro dos estádios. Em 2015-16, o principal campeonato português atraiu às bancadas dos recintos 3.305.708 espectadores, o que perfaz uma média de 10.803 por partida. O melhor resultado das últimas quatro temporadas, no que às assistências diz respeito, explica-se em larga medida pelo efeito Segunda Circular, com os dois grandes rivais de Lisboa a funcionarem como os grandes chamarizes ao longo de 34 jornadas.

Não constitui surpresa que o Benfica lidere o ranking. De resto, essa é uma tendência que se verifica desde 2009-10, época em que os “encarnados” suplantaram o FC Porto no topo da hierarquia. Essa temporada figurava, aliás, como a melhor no Estádio da Luz desde que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disponibiliza dados segmentados sobre o número de espectadores. Foi o ano de estreia de Jorge Jesus no Benfica e a onda de entusiasmo que varreu os adeptos culminou numa média de 50.033 adeptos por jogo no recinto “encarnado”. Um registo que só foi superado na época que agora terminou, elevando a fasquia para os 50.322 espectadores.

E se as “águias” contabilizaram o total mais generoso da Liga, com 855.474 adeptos divididos por 17 partidas, em termos de ocupação do recinto o Sporting (679.790 no total) conseguiu números mais atractivos. Tal como acontecera do outro lado da Segunda Circular, também em Alvalade o efeito Jorge Jesus se fez sentir, promovendo uma adesão significativa da massa associativa, que gerou uma percentagem média de ocupação de 79,9% (contra 77,8% do Benfica). Melhor, só o Marítimo, que mesmo numa temporada desportivamente desinteressante registou uma média de ocupação de 85,4%.

Os bons desempenhos em matéria de assistências costumam estar umbilicalmente ligados às boas performances desportivas, mas as três últimas épocas no Estádio do Dragão provam que há excepções. Mesmo sem ter conquistado troféus nos anos mais recentes, o FC Porto viu aumentar o número de adeptos presentes nas bancadas: primeiro, de 28.685 para 31.847, em 2014-15; depois, para 32.324, em 2015-16.

Foto

Ainda assim, a maior enchente no Estádio do Dragão — o triunfo por 1-0 sobre o Benfica — surge somente no 12.º lugar das melhores casas da época, que no top 10 vêem os nove primeiros lugares ser ocupados por encontros do tricampeão nacional. Nesse particular, o jogo mais concorrido do campeonato acabou por ser o da última jornada no Estádio da Luz, frente ao Nacional (64.235 pessoas), que decidiu em definitivo o enigma que perdurava sobre o vencedor da competição.

Fora das contas dos três “grandes”, o despique entre os rivais do Minho estreitou-se nesta temporada, com o Vitória de Guimarães, quase um crónico quarto classificado no ranking das assistências, a perder terreno para o Sp. Braga. Os vimaranenses baixaram de 15.906 para 12.422 espectadores de média no D. Afonso Henriques (o jogo mais concorrido foi a recepção ao Benfica, com 22.218), ao mesmo tempo que os bracarenses fizeram o trajecto contrário, de 10.682 para 11.168.

Um crescimento acentuado debitou também o Boavista, que colocou mais de 1100 adeptos por jogo nas bancadas do Bessa (5.742), em comparação com o ano anterior, batendo mesmo a média que alcançara em 2007-08, antes da despromoção de que foi alvo por via administrativa, no âmbito do processo Apito Final.

Outro dos sinais positivos que decorrem de um campeonato que, mesmo na luta pela manutenção, foi discutido até à última jornada, prende-se com a performance dos clubes mais modestos. Os 2245 espectadores que em média acorreram ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, naquele que foi o registo mais baixo da Liga, fazem, ainda assim, do Moreirense o melhor último “classificado” deste ranking desde 2007-08 (em 2008-09 o Estrela da Amadora contou apenas com 1.281 adeptos por jogo).

Tudo somado, da temporada anterior para a que agora terminou assistiu-se a um aumento global de 214.432 espectadores na Liga e a uma subida de 701 na média de adeptos por jogo. Uma tendência para manter?

Sugerir correcção
Comentar