Bayern-Real Madrid é o prato forte dos quartos-de-final da Champions

Mónaco defronta Borussia e Juventus recebe o Barcelona na primeira mão.

Foto
Reuters/SERGIO PEREZ

Equilíbrio, tem sido essa a nota dominante dos embates entre Bayern Munique e Real Madrid na Europa. Nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, as duas equipas terão uma nova oportunidade para desequilibrar um pouco a balança a seu favor, naquele que será o encontro mais apetecível desta fase da competição. Certo é que um dos grandes candidatos à conquista da prova ficará já pelo caminho.

Foram 22 as vezes que se cruzaram “merengues” e bávaros, com 11 vitórias a favor dos alemães e 10 a favor dos espanhóis. Nesta edição da Champions, o Real Madrid tem sido mais fiável e reentra em cena como uma das duas equipas (das oito ainda em acção) sem derrotas para enfrentar o líder incontestado da Bundesliga. Neste frente a frente, primeiro em Munique e depois em Madrid, digladiar-se-ão duas das equipas que marcaram presença nas meias-finais da prova da época passada. Desta vez, só uma sobreviverá.

No lote dos mais sérios – e crónicos – candidatos a uma presença na final, em Cardiff, no início de Junho, entra também o Barcelona. Mas, para lá chegar, terá de desenvencilhar-se da Juventus, que eliminou o FC Porto na ronda anterior. Os italianos, a tal outra equipa que ainda não perdeu neste trajecto, encontraram-se sete vezes com os catalães, contabilizando duas vitórias e três derrotas, uma das quais na final da edição de 2014-15, em Berlim.

Quem também já disputou uma final da Champions e tem recuperado terreno na Europa nos dois últimos anos é o Mónaco. Com um futebol entusiasmante e um faro goleador surpreendente, a equipa treinada por Leonardo Jardim repete a presença nos quartos-de-final para tentar escrever uma história diferente da da última edição. Pela frente terá o Borussia Dortmund, carrasco do Benfica e segundo ataque mais concretizador da competição, com 25 golos até à data (menos um do que o Barcelona). Este embate encerra a curiosidade extra de ser o primeiro de sempre entre as duas formações.

O carácter novidade, esse, tem sido uma constante para o Leicester City, a grande surpresa da actual época europeia. Estreantes absolutos nestas andanças, os britânicos já se infiltraram no lote das oito melhores equipas e, tudo o que vier de agora em diante, será lucro. Curiosamente, de todos os adversários possíveis o Atlético Madrid era o único com o qual já tinha medido forças, mas os indicadores são totalmente favoráveis aos espanhóis: quatro jogos, três triunfos e um empate.

A primeira mão disputa-se no Vicente Calderón, palco habituado a grandes jogos internacionais nos últimos anos, sendo que os adeptos do Leicester terão uma oportunidade única de assistir a um jogo de dimensão extra no King Power Stadium, na segunda mão. E aí, como sentiu na pele o Sevilha na eliminatória anterior, tudo pode acontecer.

Jogos dos quartos-de-final

11 e 12 de Abril
Atlético Madrid-Leicester City
Borussia Dortmund-Mónaco
Bayern Munique-Real Madrid
Juventus-Barcelona

18 e 19 de Abril
Leicester City-Atlético Madrid
Mónaco-Borussia Dortmund
Real Madrid-Bayern Munique
Barcelona-Juventus

Sugerir correcção
Comentar