Bayern Munique tem a história à distância de dois pontos

Sábado a equipa de Guardiola pode tornar-se na primeira a chegar ao tetra-campeonato na Alemanha. Tem de vencer o Ingolstadt, mas até pode empatar se o Borussia Dortmund não ganhar

Foto
A festa está próxima Michaela Rehle/Reuters

Pontuar na visita de sábado ao Ingolstadt dará ao Bayern Munique o título de campeão nacional pela quarta temporada consecutiva (desde que o Borussia Dortmund não ganhe ao Eintracht Frankfurt), algo que nunca ninguém conseguiu na Alemanha. Será um feito histórico para os bávaros, mas que não deixará de saber a pouco para os adeptos: quantos deles não trocariam o triunfo na Bundesliga pela presença na final da Liga dos Campeões? É provável que as opiniões se dividissem. Pep Guardiola, que no final da temporada vai dizer adeus a Munique para assumir o comando do Manchester City, despede-se do Bayern sem ter alcançado o principal objectivo.

O Bayern foi eliminado nas meias-finais da Liga dos Campeões pela terceira temporada consecutiva (sempre contra adversários espanhóis, curiosamente – Real Madrid em 2013-14, Barcelona em 2014-15 e Atlético de Madrid em 2015-16), e a estrutura do emblema bávaro assumiu a desilusão: “A equipa precisa que a deixem tranquila depois da derrota com o Atlético. Toda a gente está profundamente desapontada. Por agora precisamos de lamber as feridas, para depois encararmos o Ingolstadt no sábado”, vincou o director-geral do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge. “Esperamos conseguir o ponto que falta para garantir o título da Budesliga. Depois vem a final da Taça da Alemanha e então poderemos tirar conclusões da temporada”, acrescentou o mesmo responsável.

Uma das conclusões a tirar pelos dirigentes do Bayern é que o domínio interno continua intacto. Com dois jogos por disputar, os bávaros estão a dois pontos de um inédito tetra-campeonato – algo nunca visto no futebol alemão – e podem reforçar a hegemonia no historial com o 25.º título desde a criação da Bundesliga, em 1963 (os bávaros só foram campeões uma vez antes disso, em 1931-32). No mesmo período, Borussia Dortmund e Borussia Mönchengladbach foram os que ficaram mais próximos: cinco troféus para cada.

Deixando de lado a decepção europeia, o Bayern até atravessava um bom momento no campeonato alemão: Abril foi praticamente perfeito para a equipa de Pep Guardiola, que somou quatro vitórias (nove golos marcados e apenas um sofrido), embora no último dia do mês tenha desperdiçado a primeira oportunidade para fechar as contas do título. O empate na recepção ao Borussia Mönchengladbach (1-1), no centésimo jogo que Guardiola orientou na Bundesliga, manteve o champanhe no frio e adiou a festa dos bávaros, que viram a vantagem sobre o Borussia Dortmund reduzir-se para cinco pontos. A equipa orientada por Thomas Tuchel tem feito uma grande época, como o provam os 77 pontos obtidos até ao momento – já somam uma pontuação mais elevada do que qualquer dos anteriores vice-campeões. Amanhã os “auri-negros” visitam o “aflito” Eintracht Frankfurt e se não ganharem o Bayern até pode permitir-se empatar diante do Ingolstadt. O primeiro critério de desempate na Bundesliga é a diferença de golos e não o confronto directo, pelo que um empate do Bayern e uma vitória do Borussia ainda permitiria ao emblema de Dortmund alimentar expectativas de chegar ao título.

À quarta oportunidade, o Bayern está mais próximo do que nunca de sagrar-se primeiro tetracampeão da Bundesliga. Na primeira vez que os bávaros conquistaram três campeonatos consecutivos (entre 1971-72 e 1973-74) falharam espectacularmente na temporada que daria o “tetra”, ficando-se pelo décimo posto da classificação, a 16 pontos do campeão. Entre 1984-85 e 1986-87 o Bayern voltou a completar o “tri”, mas terminou a época seguinte em segundo lugar, com quatro pontos de desvantagem relativamente ao primeiro. O terceiro tricampeonato do emblema de Munique aconteceu entre 1998-99 e 2000-01, com o Bayern a ficar em terceiro na temporada 2001-02, a dois pontos do campeão Borussia Dortmund.

A presente série de triunfos do Bayern Munique na Bundesliga começou em 2012-13, quando a equipa então orientada por Jupp Heynckes estabeleceu um recorde máximo de 91 pontos. Na temporada seguinte, já com Pep Guardiola, os bávaros voltaram a estabelecer uma marca histórica ao tornarem-se na equipa que mais cedo garantiu matematicamente o título: foi ainda em Março, com sete jornadas por disputar. Em 2014-15 o Bayern manteve o domínio, tirando partido da quebra acentuada do Borussia Dortmund.

Notícia corrigida na sexta-feira às 14h43, rectificando o número de pontos necessários para o Bayern se sagrar campeão

Sugerir correcção
Comentar