Bayern pentacampeão pela primeira vez

Empate do RB Leipzig deixou caminho aberto para a equipa de Munique se sagrar campeão alemão pela 27.ª vez.

Foto
Lewandowski, dois golos na goleada do título Kai Pfaffenbach/Reuters

Este tinha sido um Abril terrível para o Bayern Munique. A derrota com o Hoffenheim e os empates com Leverkusen e Mainz deram alguma emoção à Bundesliga e os objectivos da época ficaram mais curtos com as eliminações da Liga dos Campeões e da Taça da Alemanha, mas os bávaros terminaram o mês com um sorriso, garantindo neste sábado mais um título de campeão da Alemanha. O empate sem golos do RB Leipzig frente ao Inglostad deixou a porta aberta para o Bayern, que goleou por 6-0 na sua visita ao campo do Wolfsburgo.

Foi o 27.º título de campeão para o Bayern e a primeira vez que a equipa bávara conquistou cinco títulos consecutivos, um recorde da competição. Foi mais um título num país diferente para Carlo Ancelotti, ele que já foi campeão em Itália (AC Milan), Inglaterra (Chelsea) e França (PSG). E também é mais um título para Renato Sanches, embora o jovem médio português tenha tido pouca utilização nesta época de estreia pelos bávaros, apenas cinco jogos como titular e onze como suplente utilizado, para um total de 527 minutos jogados na Bundesliga.

A recente descida de forma do Bayern no campeonato tinha aberto uma pequena janela de oportunidade ao RB Leipzig, a equipa sensação da Bundesliga, que tem andado sempre pelo topo na sua época de estreia no principal escalão. Mas a equipa da Red Bull deixou-se empatar em casa com o penúltimo classificado e uma vitória bávara fecharia as contas do título. Depois dos primeiros 45’, ficou claro que iria festejar já.

Alaba (19’) e Lewandowski (36’ e 45’) deixaram o jogo bem encaminhado na primeira parte, Arjen Robben acrescentou mais um golo aos 66’, numa altura em que o português Vieirinha já estava em campo pelo Wolfsburgo. Renato Sanches entrou pouco depois, aos 75’ e ainda foi a tempo de provocar a expulsão aos 79’ de Luiz Gustavo, numa disputa de bola que valeu ao brasileiro o segundo cartão amarelo e consequente expulsão. Logo a seguir, Muller fez o 5-0 para o Bayern e, aos 85’, Joshua Kimmich fez o 6-0. Se a derrota deu um título, manteve o Wolsfburgo aflito na luta pela manutenção, podendo terminar a jornada abaixo da linha de água, se o Augsburgo vencer neste domingo o Hamburgo.

Com três jornadas ainda por disputar na Bundesliga, o Bayern passou a somar 73 pontos, mais dez que o RB Leipzig, que já tem praticamente seguro o segundo lugar apesar do empate. O perseguidor Borussia Dortmund também não foi além do nulo em casa frente ao Colónia e já está a seis pontos do Leipzig, podendo até ser ultrapassado pelo Hoffenheim, que está a dois pontos e joga neste domingo com o Eintracht Frankfurt.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários