Neymar é a garantia de um PSG que foi do susto à goleada

Dois golos do futebolista mais caro da história no triunfo por 6-2 sobre o Toulouse. Barcelona venceu Betis (2-0) na primeira jornada da Liga espanhola, mas Messi só acertou nos ferros. Chelsea bateu Tottenham

Foto
Reuters/BENOIT TESSIER

Um dia mau toda a gente tem, os imprevistos acontecem, e outras frases feitas do género podem aplicar-se perfeitamente a qualquer jogo de futebol com resultado inesperado. Mas o Paris Saint-Germain está mais seguro contra as eventualidades desde que desembolsou 222 milhões por Neymar. O jogador mais caro da história mundial tem de justificar esse estatuto, e o brasileiro fê-lo na partida contra o Toulouse. O PSG foi do susto à goleada (6-2) e manteve-se no grupo dos que só vencem após três jornadas da Liga francesa, com Mónaco e Saint-Étienne.

Desde o primeiro minuto que a pressão do PSG (sem Gonçalo Guedes, que poderá estar de saída para ser emprestado ao Valência) foi muito forte. A equipa orientada por Unai Emery tinha pressa em marcar, mas os visitantes resistiam estoicamente. E, aos 18’, o Toulouse pregou um susto ao Parque dos Príncipes, marcando no primeiro remate que fez à baliza parisiense.

O PSG manteve o pé no acelerador e chegou ao empate por Neymar, na recarga a um primeiro remate de Rabiot. Pouco depois, inverteram-se os papéis: o francês combinou com o brasileiro e à entrada da área desferiu um tiro imparável. 2-1 ao intervalo para os anfitriões, com taxas de eficácia díspares: 14 remates para o PSG, dois para o Toulouse.

Mas os sustos ainda não tinham acabado para a equipa de Unai Emery. Verratti foi expulso por acumulação de amarelos (70’) e, ainda que Cavani tenha feito o 3-1 de penálti, Jullien reduziu para 3-2 aos 78’. Faltavam dez minutos, o PSG jogava em inferioridade numérica e tudo era possível. Tudo mesmo, até acabar em goleada para o PSG. Pastore, Kurzawa e Neymar, este último num lance digno de Maradona ou Messi, a rodopiar por entre quatro adversários na área e a marcar, ampliaram o resultado para a goleada.

Em Barcelona poderá ser difícil encontrar quem o confesse, mas haverá adeptos que poderão sentir saudades de Neymar. Numa cidade ainda a lidar com os efeitos do duplo atentado em Barcelona e Cambrils, as vítimas foram homenageadas em Camp Nou antes do Barcelona-Betis da primeira jornada da Liga espanhola. Do que era conhecido como tridente MSN (Messi, Suárez e Neymar) só o argentino esteve em campo. E nem sequer marcou no triunfo por 2-0, embora tenha acertado três vezes nos ferros. Nélson Semedo foi aposta de Ernesto Valverde para o lado direito da defesa e o ex-Benfica correspondeu com uma boa exibição.

A noite acabou por ser tranquila para o Barcelona, que fez o resultado ainda antes do intervalo. Messi acertou no ferro aos 35’, na marcação de um livre directo, mas logo a seguir o Barcelona chegou à vantagem: Deulofeu recebeu o passe de Messi e disparou cruzado, com a bola a tocar em Tosca e a entrar.

Sergio León deixou escapar uma excelente oportunidade para empatar, quando surgiu cara a cara com Ter Stegen, mas perdeu tempo e permitiu o corte de Mascherano. E o Betis foi penalizado por isso, ao sofrer o 2-0 logo a seguir. Mais uma assistência de Deulofeu, e Sergi Roberto no coração da área a não desperdiçar. Na segunda parte, Messi bem procurou o golo, mas sem sucesso. Acertou nos ferros aos 60’ e outra vez aos 81’, num remate de fora da área.

Num jogo que decorria à hora de fecho da presente edição, o Real Madrid iniciou o campeonato no terreno do Deportivo da Corunha.

Em Inglaterra, o campeão Chelsea venceu no terreno do vice-campeão Tottenham (1-2) com “bis” de Marcos Alonso, num jogo em que os “blues” sofreram bastante. “Dominámos o jogo mas não tivemos sorte. Não estou frustrado, ainda estamos no início da época”, vincou o treinador dos “spurs”, Mauricio Pochettino.

Na Liga italiana, o Inter de Milão recebeu e bateu a Fiorentina por 3-0 (João Mário entrou aos 64’ e fez a assistência para o terceiro golo, Gil Dias jogou os 90 pela equipa viola). André Silva entrou aos 62’ no triunfo do Milan sobre o Crotone (0-3).

Sugerir correcção
Comentar