Barcelona só acertou nos ferros

Atlético de Madrid subiu ao primeiro lugar, embora catalães tenham um jogo em atraso.

Foto
Messi ficou em branco e o Barcelona também Reuters

Nem Messi, nem Neymar, nem Suárez. O ataque do Barcelona ficou “em branco” na primeira partida de 2016 e viu a liderança da Liga espanhola fugir para o Atlético de Madrid. Não foi o início que Luis Enrique desejaria para o novo ano, já que nenhum dos elementos do tridente atacante foi capaz de quebrar a resistência do vizinho e rival Espanyol (0-0). Quem agradeceu foi o Atlético de Madrid, que recebeu e venceu o Levante por 1-0 e ultrapassou os catalães – para já a título provisório, já que o Barcelona ainda tem um jogo em atraso devido ao facto de ter estado no Japão a disputar o Mundial de clubes.

Numa espécie de aperitivo para o que aí vem – Barcelona e Espanyol voltam a encontrar-se duas vezes na próxima semana e meia, a primeira das quais já na quarta-feira, em Camp Nou, para a primeira mão dos oitavos-de-final da Taça do Rei – os blaugrana sentiram dificuldades em lidar com a pressão feita pelo Espanyol. Messi e Suárez ainda acertaram nos ferros da baliza de Pau López, mas o marcador não chegou a funcionar. “Tivemos um bom início e criámos oportunidades. Não há nada a dizer. Creio que o resultado foi justo”, admitiu o treinador do Barcelona, Luis Enrique.

Não foi uma noite fácil para o Atlético de Madrid, mas o final foi feliz e os colchoneros subiram à liderança da classificação. A equipa de Diego Simeone sentiu dificuldades diante do Levante, acertou duas vezes nos ferros, mas já na recta final o jovem ganês Thomas Partey fez o golo da vitória.

Em Inglaterra, a primeira jornada do novo ano trouxe ao Arsenal a liderança isolada da Premier League. A equipa de Arsène Wenger recebeu e venceu o Newcastle (1-0) o que permite aos gunners passar a somar 42 pontos. A juntar ao triunfo, os londrinos ainda viram o principal perseguidor, o Leicester City, “escorregar” (0-0) diante do Bournemouth, que até jogou a última meia hora em inferioridade numérica, devido à expulsão de Francis por derrubar Vardy na área. Só que, no penálti correspondente, Mahrez viu o seu remate ser travado pelo guarda-redes Boruc. Mesmo assim, houve motivos para festejar, disse o treinador Claudio Ranieri: “O primeiro objectivo eram os 40 pontos, que já alcançámos. Os meus jogadores merecem champanhe”. O Manchester City aproximou-se com um triunfo no terreno do Watford (1-2), onde até começou por estar a perder. Yaya Touré e “Kun” Agüero foram os responsáveis pela reviravolta.

Assinalou-se também o regresso do Manchester United às vitórias na Liga inglesa, com golos de Martial e Rooney frente ao Swansea City (2-1). Louis van Gaal respirou de alívio após seis jogos sem vencer na Premier League (três empates e três derrotas). Menos confortável está Jürgen Klopp, derrotado pela terceira vez no campeonato desde que é treinador do Liverpool.

Sugerir correcção
Comentar