As dúvidas de Telma Monteiro e Jéssica Augusto a 100 dias dos Jogos

Iniciativa do COP para assinalar o dia juntou 900 pessoas, entre atletas e voluntários, para formar um logótipo humano junto ao Cristo-Rei.

Foto
Telma Monteiro está a caminho da sua quarta participação em Jogos Olímpicos Kai Pfaffenbach/Reuters

Faltam 100 dias para que o Estádio do Maracanã receba a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro do próximo Verão. Mais de dez mil atletas a representar 206 países vão começar a competir na cidade maravilhosa a partir de 5 de Agosto e Portugal espera ter uma das suas maiores comitivas de sempre. Para já, são 64 apurados e espera-se que esse número ultrapasse os 80, mas há, pelo menos, dois grandes pontos de interrogação chamados Telma Monteiro e Jéssica Augusto. A judoca não sabe em que condições vai estar no Rio, a maratonista nem sequer sabe se vai fazer a viagem.

Operada em Fevereiro ao ligamento lateral interno do joelho esquerdo, Telma Monteiro só em Maio é que vai voltar aos treinos e espera conseguir competir em Junho e admite que vai ser “um desafio enorme” estar nas melhores condições quando chegar aos Jogos, que serão os quartos da sua carreira. “Conto estar na minha melhor forma possível. Estamos aqui a assinalar 100 dias para os Jogos Olímpicos e eu ainda não posso fazer judo. É um desafio enorme, mas sempre gostei de desafios, e é mais um na minha carreira”, considera a judoca, a mais medalhada de sempre em competições internacionais, mas a quem ainda falta uma medalha olímpica (9.º em 2004 e 2008, e 17.º em 2012).

Se Telma Monteiro estiver em condições físicas, o seu ranking mundial (é sexta na categoria de -57kg) garante-lhe um lugar no torneio olímpico. O mesmo não acontece com Jéssica Augusto, que fez mínimos para a maratona neste fim-de-semana em Londres, mas a marca obtida na capital britânica ( 2h28m53s) está abaixo da de mínimos anteriormente obtidos por Sara Moreira (2h24m49s), Ana Dulce Félix (2h25m15s) e Filomena Costa (2h28m00s) – Vanessa Fernandes também tem mínimos (2h31m25s), mas a sua marca é a pior entre as cinco.

A atleta do Sporting parece conformada com a muito provável ausência da maratona olímpica, mas não desiste da oportunidade de tentar superar o sétimo lugar obtido em Londres 2012. “Ainda tenho esperança. Não me cabe a mim decidir. Se fosse por mim, já tinha tomado a decisão. Penso que mereço. Tanto eu como a Filomena merecemos ir, mas cabe à federação decidir”, refere a maratonista.

Telma Monteiro e Jéssica Augusto foram duas das cerca de 900 participantes numa iniciativa promovida pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) para assinalar os 100 dias até aos Jogos. Junto à estátua do Cristo-Rei, em Almada, atletas e voluntários juntaram-se para formar o logótipo dos Jogos, numa acção designada por “Abraço Olímpico”.

Sugerir correcção
Comentar