Artur Soares Dias vai ser vídeo-árbitro na Taça das Confederações

O árbitro português sente-se "alegre" com a nomeação e considera que este é um momento de reconhecimento da arbitragem portuguesa.

Foto
Artur Soares Dias vais estar presente na competição que Portugal vai disputar NFACTOS/FERNANDO VELUDO

O árbitro português Artur Soares Dias vai ser vídeo-árbitro na Taça das Confederações, confirmou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Soares Dias vai estar presente na competição que se realiza de 17 de Junho a 2 de Julho, na Rússia, e na qual a selecção nacional, campeão da Europa, vai participar.

Artur Soares Dias mostrou-se satisfeito com a nomeação e afirmou que o momento é o reconhecimento da qualidade da arbitragem em Portugal.

“É um momento de satisfação. É um momento de regozijo. É um momento de alegria. Mas não é um momento só meu. É um momento de um conjunto de pessoas que há muito tempo caminham ao meu lado. No caso em concreto, o presidente do Conselho de Arbitragem [José Fontelas Gomes], que desde o início tem trabalhado imenso não só para mim particularmente, mas para todos os árbitros. E é por isso um motivo de reconhecimento de todos os árbitros, sem excepção, que ele é de facto uma mais valia para nós. Mas também de toda a equipa da federação, na pessoa do presidente Fernando Gomes, que desde logo mostrou que iríamos trabalhar para conseguir de volta o reconhecimento que era, há muito anos atrás, o prestígio da arbitragem nacional”, disse o árbitro internacional.

O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, José Fontelas Gomes, considerou a nomeação de Artur Soares Dias uma “notícia excelente para a arbitragem portuguesa”. “ É o fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol neste projecto do vídeo-árbitro. Projecto esse em que desde a primeira hora a FPF está envolvida. Já fez vários testes em termos off-line. Já fez também alguns testes com equipas portuguesas num teste semi-live, em Itália.”, disse José Fontelas Gomes, que afirmou ainda que a notícia da nomeação “vem complementar aquilo que tem sido o trabalho desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol”.

Em Portugal vai-se realizar a primeira final do mundo com recurso a vídeo-árbitro. Vai acontecer no dia 28 de Maio, quando Benfica e Vitória de Guimarães estiveram a disputar a final da Taça de Portugal.

O árbitro vai ter “o auxílio da televisão, podendo as decisões que tomar em campo serem validadas ou alteradas por indicação dos dois árbitros que estiverem a visionar as imagens do jogo em directo — que pela primeira vez estarão em comunicação com a equipa de arbitragem — ou pelo próprio juíz da partida, que poderá solicitar o visionamento do lance, em pleno relvado, para agir em conformidade", escreveu A Bola.

Na Taça das Confederações, Portugal está no Grupo A, juntamente com a anfitriã Rússia, o México e a Nova Zelândia.

Está a ser estudada a hipótese de utilizar a tecnlogia do vídeo-árbitro no Mundial de 2018, decisão que tem de ser tomada até Março de 2018. 

Sugerir correcção
Comentar