Arouca e Rio Ave com ambição na Liga Europa

Heracles e Slavia de Praga são os adversários das equipas portuguesas nesta quinta-feira, na terceira pré-eliminatória da competição.

Foto
Lito Vidigal diz que o Arouca vai à Holanda para ganhar Francisco Leong/AFP

Arouca e Rio Ave começam oficialmente a época 2016-17 esta quinta-feira, com a disputa da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Ambos jogam fora: os arouquenses frente ao Heracles, sexto do último campeonato holandês, e os vila-condenses no terreno do Slavia de Praga, quinto no campeonato checo 2015-16.

O Arouca vai mesmo fazer a estreia numa competição europeia. Lito Vidigal mantém-se como treinador mas o clube perdeu alguns jogadores importantes como Lucas Lima, David Simão, Maurides ou Ivo Rodrigues, todos muito utlizados na última temporada. Em contrapartida, o Arouca fez regressar a Portugal jogadores como André Santos (ex-Metz) e Rafael Crivellaro (ex-Wisla Cracóvia) e ainda foi buscar o experiente Anderson Luís ao Estoril, clube onde esteve seis épocas, e o avançado internacional equatoriano Marlon de Jesús.

Quanto ao Rio Ave, as mudanças começam desde logo pelo treinador. Pedro Martins saiu para o Vitória de Guimarães e a nova aposta é Nuno Capucho, o antigo jogador que na época passada orientou o Varzim. Ukra é a grande baixa do clube para a nova temporada e o outro titular que também deixou a equipa foi o médio Bressan, enquanto o futuro do belga Kayembe, emprestado pelo FC Porto ao Rio Ave na época passada, ainda não é conhecido. Entre os reforços, destaque para o lateral-esquerdo Rafa Soares, emprestado pelo FC Porto, para o lateral-direito Eliseu Cassamá, que jogava em Espanha (no Reus) e para os médios Leandrinho (ex-Santos) e Rúben Ribeiro (ex-Boavista).

Apesar de um empate ser positivo, tendo em vista a segunda mão em casa, no dia 4 de Agosto, ambos os treinadores tiveram, na antevisão, um discurso ambicioso. Para Lito Vidigal “um bom resultado é ganhar”, sem fugir à ideia e filosofia de jogo, embora pela frente esteja “um adversário forte e com qualidade”. Já Capucho foi confrontado pelos jornalistas checos com o facto de, ao serviço do FC Porto, ter defrontado o outro clube de Praga, o Sparta. “O FC Porto entrava para ganhar e é essa ambição que quero na minha equipa”, referiu.

Sugerir correcção
Comentar