Ao terceiro dia, quatro recordes do mundo no Mundial de natação

A norte-americana Katie Ledecky tornou-se na mais titulada dos Mundiais, ao vencer o 12.º ouro na final dos 1500 metros livres em Budapeste

Foto
Reuters/STEFAN WERMUTH

Na véspera, Adam Peaty falhou o objectivo de nadar os 100 metros bruços no segundo 56, mas nesta terça-feira, em Budapeste, a luta contra o relógio foi ganha pelo britânico. Confirmando o domínio avassalador nas provas de bruços, o nadador de 22 anos bateu por duas vezes o recorde do mundo nos 50 metros da especialidade e passou a deter as seis melhores marcas de sempre na distância. Entre as senhoras, o destaque vai para Lilly King e Kylie Masse, que estabeleceram novos máximos nos 100 metros bruços e 100 metros costas, respectivamente. Katie Ledecky tornou-se na mais titulada dos Mundiais, ao conquistar o 12.º ouro na final dos 1500 metros livres.

Após revalidar o título dos 100 metros bruços, Peaty conseguiu a proeza de nadar os 50 metros no segundo 25. Natural da pequena cidade de Uttoxeter, Peaty confirmou que continua intocável em bruços e melhorou duas vezes a sua anterior marca: 26,10 segundos nas eliminatórias; 25,95 segundos na meia-final.

A honra de bater os outros recordes na Arena Danúbio coube a duas senhoras. Lilly King sagrou-se campeã nos 100 metros bruços, fixando um novo máximo: nadou a distância em 1m04s13. A norte-americana, de 20 anos, juntou o título mundial ao ouro olímpico, e bateu o recorde da lituana Ruta Meilutyte, que terminou a prova em quarto lugar. O outro recorde foi para o Canadá. Kylie Mass estabeleceu uma nova melhor marca nos 100 metros costas, tornando-se na primeira canadiana a vencer uma medalha de ouro em Campeonatos do Mundo. Mass nadou a distância em 58,10 segundos, batendo Kathleen Baker (58,58) e Emily Seebohm (58,59).

Mesmo sem recorde, Katie Ledecky também foi uma das figuras do terceiro dia dos mundiais. A norte-americana, que não perde uma corrida em Mundiais desde 2013, conquistou o 12.º ouro na final dos 1500 metros livres — a espanhola Mireia Belmonte, segunda classificada, ficou a mais de 20 segundos —, tornando-se na nadadora mais titulada na competição.

Entre o trio de portugueses que esteve em competição, a nota de relevo vai para Diana Durães. A nadadora do Benfica fixou o novo melhor tempo português dos 200 livres em 2m01s48. Com o 26.º lugar em 52 participantes, Durães tirou três décimos de segundo ao seu anterior melhor registo, obtido em Fevereiro. Nos 200 metros mariposa, Miguel Nascimento foi 23.º entre 44 competidores, enquanto nos 800 metros livres, Guilherme Pina foi 25.º entre 30 participantes.     

Sugerir correcção
Comentar