Antigo presidente da Federação Alemã de Futebol banido pela FIFA

Em causa está a omissão de casos de corrupção e subornos relacionadas com a atribuição do Mundial 2006 à Alemanha.

Foto
Wolfgang Niersbach sancionado pela FIFA RALPH ORLOWSKI/Reuters

Wolfgang Niersbach, antigo presidente da Federação Alemã de Futebol, foi banido pela FIFA de “todas as actividades relacionadas com futebol”. A suspensão é valida para os próximos 12 meses.

Niersbach é acusado de ter omitido informações de “má conduta”, corrupção e subornos, na atribuição do Mundial 2006 à Alemanha. Este caso remete para o período em que o alemão, formado em Jornalismo, foi vice-presidente da comissão organizadora do Mundial germânico. Com esta suspensão, Niersbach não poderá exercer as suas funções no Conselho da FIFA , nem no Comité Executivo da UEFA.

O organismo que rege o futebol mundial esclarece, em comunicado, que “o caso não está relacionado com possíveis falhas no código de ética da FIFA ou de possíveis actos de corrupção”, mas sim com “o conhecimento que Niersbach tinha dos factos revelados e a sua não comunicação ao comité de ética”.

Os investigadores do caso queriam uma suspensão de dois anos e uma multa, mas o Comité de Ética optou por uma sanção mais leve. 

"Esta decisão toca-me duramente", disse Niersbach à imprensa alemã, antes de assumir: "Eu admito ter cometido um erro e arrependo-me disso". O alemão adiantou ainda que vai discutir com os seus advogados um eventual recurso desta decisão.Texto editado por Jorge Miguel Matias

 

Sugerir correcção
Comentar