André Gomes é o oitavo português no Barcelona

Médio procura seguir pisadas de Figo ou Deco, os que mais sucesso tiveram em Camp Nou.

Foto
André Gomes era normalmente titular no Valência antes de agora rumar para o Barcelona DR

Com alguma surpresa, visto que parecia estar mais próximo do Real Madrid, André Gomes foi anunciado, na quinta-feira, como jogador do Barcelona para as próximas cinco épocas. O gigante catalão paga já 35 milhões de euros ao Valência, mas o negócio poderá chegar aos 55 milhões. O médio é o oitavo português a jogar com a camisola blaugrana. Uns tiverem sucesso, outros nem por isso.

O primeiro foi Jorge Alberto Mendonça (entre 1967 e 1969), um avançado que fez quase toda a carreira em Espanha, com destaque para nove anos no Atlético de Madrid. Em duas épocas e meia fez 49 jogos e 15 golos pelo Barcelona.

Foi preciso esperar-se 26 anos para se voltar a ver um português em Camp Nou. Luís Figo trocou o Sporting pelo Barcelona em 1995 e fez cinco épocas no clube, sempre a titular e a grande nível (249 jogos e 45 golos). Era o capitão e um dos mais amados pelos adeptos até se mudar para o Real Madrid, em 2000, numa das transferências mais polémicas da história do futebol. Dois portugueses jogaram com Figo no Barcelona, casos de Vítor Baía e de Fernando Couto. O guarda-redes fez três épocas (de 1996 a 1999) na Catalunha e 55 jogos. O defesa só esteve duas temporadas (de 1996 a 1998) mas participou em mais partidas (63). Ambos conquistaram seis títulos.

No Verão de 1999 chegou ao clube Simão Sabrosa, proveniente do Sporting. Fez duas épocas de bom nível, totalizando 71 jogos, mas saiu para assinar pelo Benfica. Seguiu-se Ricardo Quaresma, em 2003, também oriundo do Sporting. Chegou a Barcelona rotulado de “Harry Potter”, mas raramente conseguiu mostrar a sua magia ao público de Camp Nou e só ficou uma época (30 jogos), assinando depois pelo FC Porto. Em 2004, dias depois de se ter sagrado campeão europeu pelo FC Porto, desembarcou em Barcelona Deco, que, em quatro temporadas, teve bastante sucesso ao lado de Ronaldinho no meio-campo do “Barça”, chegando a ver despontar Messi. O luso-brasileiro partiu rumo ao Chelsea com 124 jogos efectuados, 23 golos marcados e sete títulos conquistados.

Agora é a vez de André Gomes. Chega ao Barcelona aos 22 anos, depois de ter dividido a formação entre o FC Porto, o Pasteleira, o Boavista e o Benfica. Foi pelos “encarnados” que se estreou como sénior, tendo feito duas épocas na Luz e sido campeão em 2013-14. Ajudou ainda na caminhada rumo a duas finais europeias.

Em 2014 foi vendido ao Valência por 15 milhões de euros, com o Benfica a ficar com 25% por cento do passe. Na primeira época fez 37 jogos sob o comando de Nuno Espírito Santo e, na segunda, apesar de toda a turbulência (quatro treinadores) cimentou a sua influência, realizando 41 partidas. Sagrou-se campeão da Europa por Portugal, mas a sua época na selecção está apenas a começar (13 internacionalizações). Devido à presença em França, só começará a trabalhar com Luis Enrique a 8 de Agosto. Já a apresentação deverá ter lugar na próxima quarta-feira, dia 27.

Sugerir correcção
Comentar