Aeroporto do Rio pede aos passageiros que cheguem seis horas antes do voo

O aeroporto Rio Galeão teme efeitos de concentração de pessoas, na segunda-feira, depois do fim dos Jogos Olímpicos.

Foto
REUTERS/Issei Kato

Os passageiros de voos internacionais que vão viajar na segunda-feira a partir do Aeroporto Internacional Rio Galeão/Tom Jobim, no Rio de Janeiro, devem chegar ao local com seis horas de antecedência.

A recomendação feita na sexta-feira pela concessionária Rio Galeão visa minimizar os efeitos da concentração de passageiros que deixam o Rio de Janeiro no dia seguinte ao encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, os primeiros da América do Sul.

Para os voos locais, a recomendação é de que os viajantes cheguem ao aeroporto duas horas antes dos voos.

É esperado um movimento recorde nesse dia, com 85 mil passageiros e 28 mil bagagens, num aeroporto que costuma receber, em média, 40 mil passageiros por dia.

Na segunda-feira, o Brasil recebe também o primeiro voo comercial do maior avião em operação, o Airbus 380, da francesa Air France.

Os Jogos Olímpicos são "um evento único e nenhum aeroporto do mundo está preparado para todo esse fluxo", disse o gerente de operações da RioGaleão, Carlos Rodriguez, citado pela imprensa local.

O esquema, que envolveu dois anos de preparação, inclui atrações especiais, como música e exposições, numa área restrita do aeroporto para a despedida e também para atrair os passageiros mais cedo. Entre as medidas preparadas, haverá um reforço com mais dez aparelhos de raio-X adicionais, dois scanners de corpo e 12 balcões da Polícia Federal para controlo de passaportes.

A organização dos Jogos Olímpicos também vai instalar um posto remoto de check in na Aldeia Olímpica, com 65 balcões, para agilizar o processo.

Sugerir correcção
Comentar