A hora da verdade para Real Madrid e Juventus a antecipar uma final de campeões

Ronaldo está a um ponto de conquistar o seu segundo campeonato em Espanha e os campeões italianos podem festejar já este domingo o título. Leonardo Jardim despediu-se de uma grande temporada em França, com um triunfo em Rennes, garantindo uma confortável vantagem de oito pontos sobre o PSG.

Foto
Ronaldo e Zidane estão a um ponto de encerrar um jejum de cinco anos em Espanha Reuters/Stefano Rellandini

Um ponto separa o Real Madrid do título espanhol. Uma conquista que lhe foge há cinco anos, naquele que é o maior jejum dos campeões europeus desde o início dos anos de 1990. Um ponto separa também Cristiano Ronaldo de festejar o segundo campeonato desde que chegou a Santiago Bernabéu, em 2009. Esta noite tudo ficará decidido, com as atenções centradas em dois palcos. Em Rosaleda, onde o conjunto de Zidane defronta o Málaga; em Camp Nou, onde não se esperam grandes surpresas na recepção do Barcelona ao Eibar.

“Sabemos a dificuldade de ganhar uma Liga. É muito duro porque são 38 jornadas e não é nada fácil. Estamos em primeiro e temos de acabar o que estamos a fazer. Será a partida mais difícil”, admitiu, este sábado, o treinador francês do Real Madrid, na antecipação da última ronda do campeonato.

Do lado do Barcelona, Luis Enrique recusa atirar a toalha ao chão, naquele que será a sua penúltima partida à frente dos catalães, que ainda irão disputar a final da Taça do Rei, frente ao Alavés, no próximo dia 27. “Estou preparado para uma partida chave e indispensável para o título. Não depende de nós. Só vencer este encontro [Eibar] está nas nossas mãos”, resumiu o técnico espanhol, que aproveitou para se despedir de Camp Nou: “Estou super-orgulhoso de ter feito parte desta história. Muito obrigado ao Barça pelos meus oito anos como jogador e seis como treinador. Não darei muita importância a esta minha última temporada aqui, porque na próxima época estarei muitos dias em Camp Nou no meu lugar de sócio. Não é uma despedida, é um até breve.”

A missão do Real Madrid em Málaga não parece demasiado complicada, face aos argumentos da equipa que vai disputar a final da Liga dos Campeões, frente à Juventus, com possibilidades de conquistar o seu 12.º troféu na competição milionária. Mas o conjunto andaluz, que ocupa o 11.º lugar da classificação, tem demonstrado alguma pujança nos últimos compromissos, com quatro triunfos e um empate nas últimas cinco rondas do campeonato.

Também em Itália, a Juventus poderá conquistar, já este domingo, o seu sexto campeonato consecutivo (que seria o 33.º do seu historial), bastando ganhar em casa ao aflito Crotone, que luta pela manutenção. A goleada da Roma no terreno do Verona (3-5), este sábado, colocou o conjunto da capital a um ponto da equipa de Turim, mas as probabilidades não avizinham grandes surpresas na Liga transalpina. Depois de ter garantido a Taça de Itália, na última semana (a terceira consecutiva), a Juventus sonha ainda com a consagração internacional, que passaria por conquistar a Champions, no próximo dia 3 de Junho, em Cardiff, no País de Gales.

Consagrado está já Leonardo Jardim no Mónaco. O treinador português encerrou o campeonato francês com um triunfo no terreno do Rennes, por 2-3, e, nas contas finais, garantiu uma confortável vantagem de oito pontos sobre o PSG (que empatou em casa a uma bola com o Caen) no topo da classificação

Sugerir correcção
Comentar