A experiência de Dominic Thiem, aos 22 anos

João Sousa foi eliminado da prova de pares de Roland Garros.

Foto
Gonzalo Fuentes/Reuters

Há um ano, Dominic Thiem chegou a Paris fora do top 40, mas com o serviço militar obrigatório (de seis meses) cumprido e já com um título do ATP World Tour conquistado, em terra batida, tal como os outros dois que obteria nesse ano e o ajudaram a terminar 2015 como o mais jovem tenista do top 20. Há um ano, Alexander Zverev não passou do qualifying de Roland Garros, acabado de entrar no top 100 depois de vencer um torneio challenger, mas uma meia-final no ATP 250 de Bastad e um quarto-de-final no ATP 500 de Washington levaram-no a encerrar a época como o mais jovem jogador do top 100, no 83.º posto. Neste sábado, o austríaco de 22 anos e o alemão de 19 confirmaram os recentes progressos, defrontando-se num duelo inédito numa terceira ronda do Grand Slam. Não houve dúvidas de que o futuro do ténis passa por estes dois tenistas, nem que a experiência de mais anos de circuito é uma vantagem.

“Já sabia que ia ser um encontro difícil, ‘Sasha’ é um grande jogador. Acho que a pequena diferença foi, provavelmente, os três anos de diferença. Tínhamos a oportunidade de chegar à segunda semana, o que eu só fiz uma vez na minha carreira e ele nunca fez. Penso que estávamos ambos focados no encontro e não tínhamos em mente esta batalha do futuro”, admitiu Thiem (15.º), depois de derrotar Zverev, por 6-7 (4/7), 6-3, 6-3 e 6-3, em 2h50m.

Thiem repete a presença nos oitavos-de-final de um major (Open dos EUA de 2014) e vai defrontar o espanhol Marcel Granollers (56.º), que beneficiou da desistência de Rafael Nadal.

Neste sábado, Roland Garros perdeu também Jo-Wilfried Tsonga. O francês de 31 anos e sétimo do ranking saiu em lágrimas do court Philippe Chatrier, quando vencia Ernests Gulbis (80.º), por 5-2, devido a uma lesão na coxa direita. Será, pois, Gulbis o adversário de David Goffin (13.º), que venceu o vencedor do Millennium Estoril Open, Nicolás Almagro (49.º), em cinco sets: 6-2, 4-6, 6-3, 4-6 e 6-2.

Novak Djokovic derrotou Aljaz Bedene (66.º), por 6-2, 6-3 e 6-3, já com a noite a ameaçar interromper o encontro e vai defrontar Roberto Bautista Agut (16.º). No outro encontro dos “oitavos”, Tomas Berdych (8.º) joga com David Ferrer (11.º).

No torneio feminino, Serena Williams, Madison Keys e Venus Williams juntaram-se a Shelby Rogers e elevaram para quatro o número de representantes dos EUA nos oitavos-de-final. Nessa fase está igualmente Elina Svitolina (20.ª). A ucraniana de 21 anos, treinada pela tetracampeã de Roland Garros, Justine Hénin, eliminou a campeã em 2008 e semifinalista no ano passado, Ana Ivanovic (16.ª), com um duplo 6-4. 

Na competição de pares, João Sousa e Leonardo Mayer foram eliminados na segunda ronda, pelo australiano Chris Guccione e pelo brasileiro André Sá, por 6-1, 6-7 (5/7) e 6-3.

No challenger de Vicenza, Gastão Elias (88.º) cedeu nas meias-finais diante do  argentino Guido Andreozzi (191.º), por 7-5, 6-1.

Sugerir correcção
Comentar