A 10.ª subida de divisão de Vítor Oliveira foi confirmada por terceiros

Portimonense está de regresso à I Liga, seis anos depois. E os algarvios nem sequer precisaram de pontuar na 38.ª jornada.

Fotogaleria
LUSA/LUÍS FORRA
Fotogaleria
LUSA/LUÍS FORRA
Fotogaleria
LUSA/Nuno Andre Ferreira

Vítor Oliveira já não precisa de gerir o que antecipava que viesse a ser uma semana de ansiedade. O Portimonense está, oficial e matematicamente, de volta à elite do futebol português, seis anos depois da última presença. E conseguiu-o a quatro jornadas do final da II Liga, graças ao Sporting da Covilhã, que venceu na Póvoa de Varzim e, assim, relativizou a derrota dos algarvios em Viseu.

As contas eram fáceis de fazer. Um ponto, um só ponto bastava ao Portimonense na deslocação deste domingo ao terreno do Académico para confirmar a subida de divisão, o corolário de um campeonato passado maioritariamente na frente da tabela. Em Viseu, porém, os algarvios sofreram o sétimo desaire de uma longa época (1-0) e adiaram o que sempre pareceu inevitável. Mas apenas por um par de horas.

A segunda via para uma confirmação já neste domingo dependia do resultado do jogo Varzim-Sp. Covilhã. Qualquer resultado que não fosse a vitória dos poveiros asseguraria a promoção imediata do Portimonense. E foi isso que aconteceu. Os anfitriões sofreram uma das mais pesadas derrotas da época (0-4) e, com isso, tornaram a viagem dos algarvios de regresso a casa bem mais tranquila.

Vítor Oliveira, que se mostrou desagradado com a produção da equipa em Viseu, antecipara depois do jogo uma semana de alguma tensão, sempre na expectativa de confirmar o retorno à Liga. Mas o Sp. Covilhã facilitou-lhe a vida e ajudou a acrescentar, desde já, mais um feito ao currículo do treinador de 63 anos que tem feito carreira especialmente no segundo escalão.

Com a promoção do Portimonense, Vítor Oliveira eleva para 10 o total de equipas que já conseguiu conduzir da II até à I Liga portuguesa. Paços de Ferreira (1990-1991), Académica (1996-1997), União de Leiria (1997-1998), Belenenses (1998-1999), Leixões (2006-2007), Arouca (2012-2013), Moreirense (2013-2014), União da Madeira (2014-2015) e Desportivo de Chaves (2015-2016) são os outros emblemas que devem ao técnico que é natural de Matosinhos uma viagem até ao topo da hierarquia futebolística nacional.

Será a 15.ª vez que o Portimonense disputa o principal campeonato português, detendo como melhor classificação o registo alcançado em 1984-85, época que terminou na quinta posição.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários