Londres 2012: 23 atletas olímpicos acusam positivo em testes de doping

Os desportistas visados não poderão participar nos Jogos do Rio de Janeiro.

Foto
Andrew Winning/Reuters

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta sexta-feira que 23 atletas de cinco modalidades e de seis países diferentes acusaram positivo nas reanálises antidoping realizadas durante os Jogos Olímpicos de 2012, disputados em Londres.

Num comunicado, o organismo afirma que analisou 265 amostras utilizando “os métodos científicos mais avançados”, com especial atenção nos desportistas que poderiam participar nas olimpíadas deste ano, e que agora se encontram impedidos de competir no Brasil. “Estas reanálises demonstram, novamente, a nossa determinação em lutar contra o doping”, afirmou o presidente do COI, Thomas Bach.

Segundo a instituição, os atletas, os comités olímpicos nacionais e as federações internacionais envolvidos foram informados dos resultados. “Queremos manter os ‘dopers’ longe dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, continuou Bach.

O programa de reanálise vai prosseguir, podendo chegar mais resultados positivos nas próximas semanas. “Isto manda uma clara mensagem àqueles que se dopam – se escolherem este caminho, e se acham que se vão safar, pensem de novo. Nós podemos, e vamos apanhar-vos”, avisou Pat Myhill, director das Operações Antidoping do Reino Unido.

Na semana passada, o COI anunciou que 31 atletas poderiam ser banidos, depois se serem reanalisadas 454 amostras relativas à competição de 2008 (realizada em Pequim). A edição deste ano realiza-se entre 5 e 21 de Agosto.

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar