Investigadores da FIFA querem Blatter e Platini banidos

O organismo máximo do futebol mundial não quer ter por perto o suíço e o francês.

Foto
Os negócios de Blatter e Platini têm estado sob investigação FABRICE COFFRINI/AFP

Os investigadores da FIFA querem que o suíço Joseph Blatter, presidente demissionário do organismo, e o francês Michel Platini, líder suspenso da UEFA, sejam banidos de toda a actividade ligada ao futebol.

“A câmara de instrução pretende apelar contra a decisão sobre Blatter e Platini no Comité de Recurso da FIFA”, disse Andreas Bantel, o porta-voz do Comité de Ética do organismo.

A 21 de Dezembro, o Comité de Ética suspendeu os dois dirigentes por oito anos de toda a actividade ligada ao futebol, mas os investigadores pretendem que Blatter e Platini sejam mesmo banidos.

Em causa neste processo esteve um pagamento de 1,8 milhões de euros em 2011 de Blatter a Platini, por alegados serviços de consultadoria prestados em 2002.

O pagamento em 2011 por serviços prestados em 2002 foi efectuado com base num contrato oral, de acordo com Platini, um tipo de compromisso aceite na Suíça.

A justiça interna da FIFA considerou ter existido “abuso de posição” e “conflito de interesses” no caso julgado, infracções que levaram à suspensão de presidentes da FIFA e UEFA.

Sugerir correcção
Comentar