Xangai acolhe primeira exposição de Alexandre Farto (VHILS) na Ásia

Foto
Foto: Miguel Manso

Centenas de pessoas acorreram ontem à inauguração da primeira exposição em Xangai do artista plástico português Alexandre Farto (VHILS), considerado “um dos melhores exemplos da arte de rua mundial dos últimos anos”.

“Sabíamos que as paredes tinham ouvidos, mas Alexandre Farto deu-lhes também uma alma, criada a golpes de escopro e martelo”, comentou à Agência Lusa um visitante.

Alexandre Farto (ou VHILS, como também se identifica) nasceu em Lisboa, em 1987, e estudou em Londres. Os enormes rostos que desenha nos muros de edifícios abandonados são as imagens mais conhecidas de VHILS, mas o artista utiliza também cartazes antigos, painéis publicitários e outros materiais, que converte numa espécie de baixos-relevos.

A exposição de Alexandre Farto – a primeira do artista no continente asiático – assinalou também a inauguração da nova galeria Magda Danysz em Xangai.

Além de galeristas, coleccionadores, professores, críticos e diplomatas, a inauguração reuniu dezenas de portugueses residentes em Xangai e estudantes chineses de português.

Não faltaram também os pastéis de nata, confeccionados por uma pastelaria macaense estabelecida em Xangai, acompanhados por sumos e cerveja portugueses. A iniciativa contou ainda com o apoio do Instituto Camões e do consulado-geral de Portugal em Xangai.

Apresentado pela galeria Magda Danysz como “a nova estrela em ascensão da arte contemporânea”, Alexandre Farto já expôs em vários países, entre os quais o Brasil, Estados Unidos, Itália e Colômbia.

O consul-geral português em Xangai, Joaquim Moreira de Lemos, não tem dúvidas: a exposição de VHILS “reforça a notoriedade do nosso país, através de mais uma demonstração do que sabemos criar com qualidade”.

“Alexandre Farto exportou para a China talento, um bem que não figurará nas estatísticas oficiais mas que não deixa de ter a maior relevância e significado para nós”, disse o diplomata à Agência Lusa. A exposição estará patente em Xangai até meados de Maio.

Sugerir correcção
Comentar