Veja o trailer de Tecla Tónica, a história da música electrónica em Portugal

O novo documentário de Eduardo Morais lança um olhar abrangente sobre a evolução da electrónica em Portugal, desde os anos 1960 até à actualidade. Veja aqui o trailer, num exclusivo para o PÚBLICO.

i-video
O trailer do documentário Tecla Tónica em exclusivo no PÚBLICO

Será uma tentativa de sistematizar a história da música electrónica a partir de um olhar local. Será, portanto, uma história particular, nascida num contexto especifico. Uma visão global que encontra expressão num panorama único: o português. Apresenta-se Tecla Tónica, o novo filme de Eduardo Morais, com estreia marcada para 30 de Abril, às 21h30, na Culturgest, no âmbito do Indie Lisboa, e que se começa a desvendar neste trailer divulgado em exclusivo no PÚBLICO.

O realizador Eduardo Morais estreou-se com Meio Metro de Pedra, documentário sobre o rock’n’roll português enquanto manifestação marginal, desde a sua génese até ao presente. Depois de Música em Pó, sobre o universo dos coleccionadores e amantes de vinil, ou Uivo, dedicado a António Sérgio, chega a sua visão sobre uma expressão manifestada em paralelo a esse rock’n’roll que marcou o ponto de partida na sua carreira.

Tecla Tónica vai lá atrás, às primeiras manifestações dessa electrónica nos sintetizadores utilizados pelas bandas portuguesas de inícios da década de 1960, avança pela utilização sistemática das novas ferramentas nos anos 1970, pela implantação da linguagem electrónica, quer em contexto experimental e vanguardista, quer em contexto pop, na década de 1980, avançando até ao presente em que a electrónica se instalou, dominante, na pista de dança.

Uma história que, na sua versão portuguesa, nunca vimos contada e que vemos aqui protagonizada por José Cid, Carlos Zíngaro, Carlos Maria Trindade, Tó Pereira, Moullinex ou DJ Ride.

Sugerir correcção
Comentar