Urso de Ouro em Berlim para filme romeno Child's Pose

Palmarés do júri de Wong Kar-wai recompensa os filmes que se esperavam – mas traz um par de surpresas. João Viana recebe menção especial

Calin Peter Netzer com o seu Urso de Ouro
Fotogaleria
Calin Peter Netzer com o seu Urso de Ouro Johannes Eisele/AFP
Fotogaleria
O júri surpreendeu ao dar o prémio de melhor realizador a David Gordon Green (centro) pelo filme Prince Avalanche onde os actores Paul Rudd (esquerda) Emile Hirsch (direita) contracenam Tobias Schwarz/Reuters
Fotogaleria
Paulina García recebeu o prémio de melhor actriz Johannes Eisele/AFP
Fotogaleria
O prémio de melhor actor foi para Nazif Mujic Thomas Peter/AFP
Fotogaleria
Danis Tanovic recebeu o grande prémio do júri Johannes Eisele/AFP
Fotogaleria
Pia Marais recebeu uma menção especial Thomas Peter/AFP
Fotogaleria
Gus van Sant, outra das menções especiais Tobias Schwarz/Reuters
Fotogaleria
Wong Kar Wai, presidente do Júri e a sua mulher Esther em Berlim Tobias Schwarz/Reuters

Child's Pose, de Calin Peter Netzer, é o vencedor do Festival de Berlim 2013. A longa-metragem do cineasta romeno, sobre uma mãe da burguesia de Bucareste disposta a tudo para evitar que o seu filho vá para a prisão por ter morto uma criança num atropelamento, recebeu o Urso de Ouro atribuído pelo júri presidido por Wong Kor-wai.

A maior surpresa da noite, contudo, foi o prémio de melhor realização ao americano David Gordon Green por Prince Avalanche, comédia melancólica sobre dois colegas de trabalho que atravessam crises pessoais, filme que estava inteiramente “fora do radar” de todos os observadores.

No entanto, a maioria das obras destacadas pela imprensa alemã e internacional presente não saíram de mãos a abanar.

Gloria, do chileno Sebastián Lelio, deu, como se previa, o prémio de Melhor Actriz a Paulina García no papel de uma divorciada chilena que procura reconstruir a sua vida.

An Episode in the Life of an Iron Picker, drama documental do bósnio Danis Tanovic sobre o tratamento da etnia rom na Bósnia, recebeu dois prémios: o Grande Prémio do Júri e o Urso de Prata para Melhor Actor para Nazif Mujic, actor não-profissional que é o verdadeiro protagonista do caso real em que o filme se baseia.

Vic & Flo Ont vu un Ours, do canadiano Denis Côté, considerado por muitos o melhor filme a concurso, recebeu o prémio Alfred Bauer para o filme artisticamente mais inovador (entregue em 2012 a Tabu de Miguel Gomes); Harmony Lessons, do cazaque Emir Balgazin, venceu o Urso para a melhor contribuição artística, no caso pela fotografia de Aziz Zhambakiyev; e Closed Curtain, de Jafar Panahi e Kambozia Partovi, recebeu o galardão de melhor argumento original.

Para além de Wong Kar-wai, o júri - composto pelas realizadoras Athina Rachel Tsangari, Shirin Neshat e Susanne Bier, pela directora de fotografia Ellen Kuras, pelo realizador Andreas Dresen e pelo actor Tim Robbins – decidiu atribuir duas menções especiais a Layla Fourie, de Pia Marais, e a Terra Prometida, de Gus van Sant, “pela integridade das suas convicções”.

O único filme português a concurso na selecção oficial, a curta de João Viana Tabatô, ficou de fora do palmarés das curtas-metragens, cujo Urso de Ouro foi entregue a La Fugue de Jean-Bernard Marlin, com o Urso de Prata (Grande Prémio) a caber a Die Ruhe Bleibt, do alemão Stefan Kiekhaus.

No entanto, Viana recebeu uma menção especial na categoria de Melhor Primeiro Filme, transversal a todas as secções do festival (competitivas ou não) pela longa A Batalha de Tabatô, apresentada na secção Forum. O vencedor da categoria foi The Rocket, do australiano Kim Mordaunt, exibido na secção juvenil Generation. Os prémios de ambas as categorias são seleccionados por júris separados.
 
Palmarés: 

Urso de Ouro – Child's Pose, de Calin Peter Netzer; menções especiais para Layla Fourie, de Pia Marais, e Terra Prometida, de Gus van Sant<_o3a_p>

Grande Prémio do Júri – An Episode in the Life of an Iron Picker, de Danis Tanovic<_o3a_p>

Melhor realizador – David Gordon Green (Prince Avalanche)<_o3a_p>

Melhor actriz – Paulina García (Gloria)<_o3a_p>

Melhor actor – Nazif Mujic (An Episode in the Life of an Iron Picker)<_o3a_p>

Melhor argumento – Jafar Panahi e Kambozia Partovi (Closed Curtain)<_o3a_p>

Melhor contribuição artística – Aziz Zhambakiyev, pela fotografia de Harmony Lessons<_o3a_p>

Prémio Alfred Bauer – Vic et Flo ont vu un ours, de Denis Côté<_o3a_p>

Urso de Ouro da curta-metragem – La Fugue, de Jean-Bernard Marlin<_o3a_p>

Grande Prémio do Júri da curta-metragem – Die Ruhe bleibt, de Stefan Kiekhaus<_o3a_p>

Melhor primeiro filme – The Rocket, de Kim Mordaunt; menção especial para A Batalha de Tabatô, de João Viana<_o3a_p>

Sugerir correcção
Comentar