Uma escapadela do Porto a Chauvigny

Literatura, cinema e gastronomia portugueses estarão representados na 3.ª edição do festival L’échappée estivale, que começa este fim-de-semana nesta cidade francesa próxima de Poitiers.

Foto
A programação engloba sessões de cinema — como a passagem, a 1 de Agosto, de Visita ou Memórias e Confissões (1982), de Oliveira Jean-Paul Pelissier/REUTERS

Uma viagem literária e de sabores é o que propõe o festival L’échappée estivale, que vai já na terceira edição, na pequena cidade francesa de Chauvigny, perto de Poitiers, e que começa este sábado. O festival, que tem por tema os “sabores do Porto, de Bordéus e de algumas outras cidades”, é este ano dedicado à memória do vereador Paulo Cunha e Silva, do viticultor José António Rosas (da Casa Ramos Pinto) e do editor francês Claude Rouquet.  

L’échappée estivale, que tem a partir de agora uma parceria com o Folio – Festival Internacional de Literatura de Óbidos, é organizado por Sylviane Sambor, da editora La Nouvelle Escampette; por Véronique Chaine, da associação Amis des Éditions L’Escampette; e ainda por Julie Bernard Le Bec, co-presidente, com Sambor, da recém-criada Lire, Vivre & Goûter. Este sábado, esta associação inaugurará a Casa da Leitura e dos Sabores (na rue des Rampes, nº 5), um novo espaço na cidade medieval de Chauvigny, que acolherá encontros literários, conferências, debates e exposições, mas também degustações gastronómicas.

A programação, que se prolonga até 11 de Setembro, engloba sessões de cinema como a passagem, a 1 de Agosto, do filme Visita ou Memórias e Confissões (1982), de Manoel de Oliveira, apresentado por Sérgio C. Andrade, jornalista do PÚBLICO e autor do documentário Manoel de Oliveira, O Caso Dele (2007). 

Dois dias depois, a 3 de Agosto, acontecerá outra sessão de homenagem, desta vez dedicada aos escritores Manuel António Pina (1943- 2012) e Vasco Graça Moura (1942-2014), com leitura de textos pelo encenador Aymeri Suarez-Pazos e apresentação da obra pelo jornalista do PÚBLICO, Luís Miguel Queirós. No sábado, 10 de Setembro, Vasco Graça Moura voltará a ser lembrado neste festival francês pelo antigo director da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, João Pedro Garcia. Esta sessão incluirá também uma evocação dos poetas Sophia e Eugénio de Andrade.

A exposição Porto, des camélias et des vins, com curadoria de Manuel de Novaes Cabral, mostrará em França doze obras originais de artistas plásticos portugueses, já apresentadas no Porto e em Gaia, e Saveurs de Porto vai mostrar uma selecção de fotografias que Georges Dussaud, da agência Rapho, fez ao longo da sua carreira nas suas repetidas deambulações por esta cidade.

Sugerir correcção
Comentar