Tripass, o cartão para ver cinema independente à moda da Baixa do Porto

Município apoia três salas geridas por privados com 30 mil euros e assume que está a tentar comprar ou arrendar o Cinema Batalha.

Fotogaleria
HS Hugo Santos
Fotogaleria
HS Hugo Santos

A Câmara do Porto vai criar o Tripass, um cartão que, a partir de Dezembro, permitirá ver cinema em qualquer dia com descontos de 25%, no Rivoli/Teatro do Campo Alegre, no Passos Manuel e nas duas salas do reabilitado Cinema Trindade, que está quase a abrir portas. Numa conferência de imprensa realizada neste espaço, Rui Moreira anunciou um apoio de 30 mil euros para reforçar a programação de cinema nestas três salas geridas por privados, e assumiu que o município pretende comprar, ou assinar um contrato de cedência para poder reabrir o cinema Batalha.

Rui Moreira revelou que tem estado a negociar, com os proprietários do Batalha, um acordo que permita a reabertura da sala que, quer pela sua arquitectura e inserção urbana, quer pelo seu histórico, é muito importante para a estratégia municipal de reabilitação da Baixa. O autarca adiantou um pouco mais e admitiu que, se for alcançado um acordo, o espaço pode vir a ser explorado pela câmara ou por outra entidade, e será integrado neste circuito agora criado, que implica a articulação da programação entre os vários espaços e que se materializa no cartão Tripass.

Com um custo de aquisição de dez euros, o Tripass – “desconfio que vai ser conhecido como o Tripas", admitiu Moreira – permite ver filmes em qualquer uma das salas, por 75% do valor do bilhete, e dará outros benefícios aos utilizadores, como convites para ante-estreias e informação privilegiada, explicou Guilherme Blanc, o adjunto do presidente da Câmara para a área da Cultura. O cartão é mais uma peça neste esforço de reganhar públicos para o cinema, numa fase em que os hábitos de consumo de filmes se alteraram – passando da TV para os computadores e destes para os dispositivos móveis – mas em que a Baixa, por outro lado, recuperou protagonismo no dia-a-dia e nos momentos de lazer de milhares de pessoas.    

Quando, nas últimas duas décadas, os cinemas fecharam, um a um, no centro do Porto, não era raro passar por algumas ruas sem ver vivalma, à noite. Em 2016 o cenário é completamente diferente e quer a autarquia, quer os privados envolvidos neste regresso dos filmes às salas de rua acreditam haver um público para este incremento da oferta. António Guimarães, do alto da sua experiência de 12 anos no Passos Manuel, avisa que “não é fácil”, mas a expectativa é que este esforço tripartido, apoiado pelo município, dê frutos e faça o mais difícil, fidelizar os públicos. “Quando uma sala abre, é sempre uma festa. Complicado é mantê-la”, assume Américo Santos, que traz a experiência do Festival Luso-Brasileiro da Feira e da sua Nitrato Filmes para o centro do Porto.  

Ainda há pó, a lembrar o muito tempo que as duas salas do Cinema Trindade estiveram fechadas, mas esse é o menor dos trabalhos de Américo Santos. Ainda não há uma data certa para a reabertura, mas é certo que, já em Dezembro, haverá um novo foco de atracção na Rua do Almada, por onde passa a fazer-se a entrada para as duas salas de 180 e 160 lugares. Sem adiantar mais do que o que o PÚBLICO noticiou há um mês, o programador explicou que, neste momento, a grande preocupação é a programação, que será diária e aberta a propostas das várias distribuidoras no mercado, procurando fazer chegar ao Porto filmes e cinematografias que a cidade, até agora, não conseguia ver por falta de espaços disponíveis.

A Medeia tem estado a programar no Teatro Municipal do Campo Alegre e o Passos Manuel tem sido a casa do Há Filmes na Baixa, programados pela equipa do Porto/Pós/Doc, um festival agendado para o início de Dezembro e que só não passará, já este ano, pelo Trindade, por força das dúvidas quanto à data de reabertura destas salas, admitiu Américo Santos. Certo é que, com este incremento da oferta, o pequeno auditório do Rivoli, muito solicitado também para a exibição de filmes, vai passar a ter menos cinema, numa boa notícia para as companhias de teatro que passarão a contar com esta sala em mais dias do ano, explicou o director do Teatro Municipal, Tiago Guedes. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários