Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é o único português candidato a Edifício do Ano

Projecto de Luís Pedro Silva está na shortlist do World Building of the Year 2016, que inclui 343 projectos em 32 categorias.

Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Fernando Veludo/NFactos
Fotogaleria
Fernando Veludo/NFactos

É uma shortlist que é tudo menos curta – dela constam 343 projectos – mas só numa categoria e num projecto há uma assinatura portuguesa: o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, do arquitecto Luís Pedro Silva, é um dos finalistas na competição pelo título do World Building of the Year 2016.

O prémio divide-se em 32 categorias, das quais 13 dizem respeito a projectos de “edifícios do futuro” e uma a “pequenos projectos” e é na categoria “Uso Misto" que surge a escolha do terminal (que é identificado como “Porto Cruise Terminal”). Inaugurado apenas no ano passado mas marcando já muito afirmativamente a paisagem de Matosinhos, o edifício concorre com 11 projectos das mais variadas naturezas, desde uma vinha a apartamentos e complexos culturais.

Os finalistas de cada categoria provêm de 58 países e são dominados, em termos aritméticos, pelos ateliers britânicos. Entre os candidatos estão grandes nomes da constelação dos arquitectos-estrela como Zaha Hadid Architects, Foster + Partners ou BIG. O processo de escolha prosseguirá agora até ao anúncio dos vencedores em cada uma das categorias e dos dois prémios maiores: o World Building of the Year e o Future Project of the Year. O júri é constituído por arquitectos, jornalistas e críticos de arquitectura como David Chipperfield, Kai-Uwe Bergmann dos BIG, Cathy Slessor ou o editor do site ArchDaily David Basulto.

Será feito em Berlim, e no World Architecture Festival que decorre de 16 a 18 de Novembro, o anúncio do palmarés da nona edição destes prémios. Os nomeados candidatam-se à entrada na competição, sendo depois escolhida uma shortlist para cada categoria. O número de candidaturas deste ano é “recorde”, disse ao site Dezeen Paul Finch, responsável pelo festival, e a lista de finalistas pode ser consultada aqui.

O vencedor do ano passado foi a “aldeia vertical”, feita de 31 blocos de apartamentos de seis andares cada, The Interlace, desenhada e entrelaçada pelos holandeses do Buro Ole Scheeren para Singapura.

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, descrito pelo crítico de arquitectura André Tavares como “um ovni fora de água, e um exemplo de “ousadia” e um “testemunho de uma mudança nas práticas de projecto” da arquitectura em Portugal, já foi premiado este ano e logo após a sua abertura. Recebeu o prémio AZ para melhor edifício comercial ou institucional com mais de mil metros quadrados construído em 2015 e foi também considerado o Melhor Porto do Ano nos Seatrade Awards.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários