Ser ou não ser o exótico de serviço

Faustin Linyekula é acima de tudo um contador de histórias de pessoas verdadeiras, num país real. Dupla passagem pelo Alkantara Festival do Artista na Cidade 2016.

Foto
Faustin Linyekula em Sur les traces de Dinozord AGATHE POUPENEY

Há algo das tradições orais africanas a misturar-se a uma contemporaneidade ocidental nas peças de Faustin Lineykula. O coreógrafo-intérprete congolês (ex-Zaire,1974) é, antes de tudo, um contador de histórias. Histórias de pessoas verdadeiras, num país real, dos mais pobres do mundo; de sonhos naufragados no pós-independência colonial (1960), entre a ditadura de Mobutu e a da “dinastia” Kabila, em anos dilacerantes de guerra civil, a mais sangrenta desde a Segunda Guerra Mundial.

Sur les traces de Dinozord (2012) é mais um capítulo de uma narrativa cujos antecedentes conhecemos em Dialogue Series III. Dinozord (2006; Alkantara Festival, 2008); celebra a liberdade do autor e actor Antoine Vumilia, exilado na Suécia após espectacular fuga da prisão em Kinshasa (da qual veremos imagens clandestinamente registadas por telemóvel), após dez anos de prisão e condenação à morte por suspeita de envolvimento no assassinato de Laurent Kabila. Vumilia está agora no palco. Dactilografa, numa anacrónica máquina de escrever, cujo ritmo amplificado marca em fundo a atmosfera cénica; e a ele caberá uma das mais intensas prestações do serão (lugar a estrepitosa ovação espontânea) com a interpretação de um belíssimo texto, palavras a ombrear com as do falecido poeta Kabako, figura que sobrevive no  projecto artístico e social (Studios Kabako) que Faustin dirige em Kisangani, na República Democrática do Congo profunda. Sur les traces… fala-nos das histórias atribuladas de uma cúmplice comunidade artística e de afectos: quatro bailarinos, dois actores, e um sublime Serge Kakudji, improbabilíssimo contratenor que o destino trouxe do recôndito coração de África para o canto lírico europeu.  

A luminotecnia recorta, com eficácia, o percurso dos intérpretes num obscuro e envolvente espaço cénico, rompido por notas de cor (o baú vermelho, a transformar-se em sarcófago, contentor de milhares de paginas escritas, palanque de comício, ou banco onde se juntam os amigos). Imagens filmadas, uma participação por Skype, combinam-se a declamações repetidas até ao êxtase poético, e a interacções teatrais, articuladas (nem sempre com fluência) com ténues citações de danças ndombolo inscritas em movimentos em que o contemporâneo “ocidental” prevalece; tal como na paisagem sonora,  predominam Mozart, Arvo Pärt e Jimi Hendrix.

As vidas entrecruzadas de que Faustin nos fala dão-nos a ver o país ao fundo. Na linguagem transnacional de quem se reclama cidadão do mundo, e tenta pontes simbólicas entre Norte e Sul. São  trilhos armadilhados: como obviar suspeições, e dialogar com uns e outros? Como negociar não ser o exótico de serviço nem o portador do estandarte de etnicidade? Como falar das identidades mutantes em tempos de demografias móveis? Como é ter nascido num país que já não existe? No meio dos escombros, o que fica das relações humanas? O que é ter dentro de si vários mundos?

Se ouvimos dos vencidos de quem a história não reza, estas são histórias contadas por homens. Certa expectativa aguardava a voz de uma mulher, em Dialogue Series IV: Moya Michael, a bailarina-coreógrafa sul-africana há 15 anos radicada no meio da dança belga. Faustin, agora ausente, deixa aqui a sua presença pairar: face projectada num ecrã, ouvi-lo-emos em off, tal como serão convocados os cúmplices dos anteriores capítulos da série: Franco, o guitarrista, ou Dinozord, o jovem bailarino que um dia se lhe apresentou, insólito, dizendo: “Sou o último da minha raça”. Faustin dialoga com Moya acerca da mulher, bailarina e mestiça, no entre-lugar Bélgica/Africa do Sul. O testemunho tende, contudo, a apagar-se, ou a pouco acrescentar ao discurso (que conhecemos) de Lineykula. As suas qualidades interpretativas não salvam conexões dramatúrgicas pouco evidentes: o depoimento verbal, a alternar com as sequências dançadas de composição por vezes linear (amiúde previsíveis), tal como certos elementos cénicos (o saco de boxe, o repuxo de água no fim).

Se a Sur les traces… o tempo transcorrido conferiu espessura e profundidade dramática e política, o Dialogue de Moya requer amadurecimento. Um e outro lembram-nos, porém, dos novos paradoxos do mundo actual, e de que existe sempre gente de carne e osso por entre as ruínas; e de tais ecos num Portugal a reconstruir os laços com a sua própria africanidade.

Sugerir correcção
Comentar