Segunda edição do Folio celebra Utopia na Vila Literária de Óbidos

O Folio acontecerá de 22 de Setembro a 2 de Outubro. É o primeiro ano da classificação de Óbidos como uma das vilas literárias da UNESCO.

Foto

Utopia será o tema da edição 2016 do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos, que este ano terá lugar em Setembro, culminando uma série de iniciativas, no âmbito da classificação daquela área urbana, como vila literária.

Utopia será o tema genérico do festival que assinalará os 500 anos da publicação de Utopia, de Thomas More [1516], mas várias outras efemérides estarão em destaque na programação, que será mais uma vez bastante ambiciosa”, disse à agência Lusa a vereadora da Cultura na câmara de Óbidos, Celeste Afonso.

Além de celebrar o Ano Internacional do Entendimento Global, a programação do festival vai ter como temas centrais efemérides como o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, os 500 anos da morte do pintor Hieronymus Bosch, autor de As tentações de Santo Antão (da colecção do Museu Nacional de Arte Antiga) e os 400 da morte dos clássicos William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

Com datas agendadas de 22 de Setembro a 2 de Outubro, o Folio será antecedido por uma intensa programação que marca o primeiro ano da classificação de Óbidos como uma das vilas literárias da UNESCO.

“A estratégia passa por criar, para todos os eventos, ao longo do ano, uma programação que passa por ‘Óbidos Vila Literária’, ligando a literatura a todas as artes e até às actividades económicas”, explicou Celeste Afonso à Lusa.

Nesse âmbito, arrancará em Fevereiro a primeira residência literária do ano, que levará à vila Valério Romão, autor de Autismo e O da Joana, para ali terminar de escrever a sua próxima obra.

Em Março, a Orquestra Metropolitana de Lisboa fará “uma mini-temporada” na vila, que vai incluir o concerto de abertura da Semana Santa, cuja programação será este ano alargada a encontros sobre questões religiosas e património imaterial, e a espectáculos que relacionarão estas vertentes com a vila literária.

A Óbidos, onde todos os caminhos vão dar à literatura, regressa em Abril mais uma edição do Festival Internacional de Chocolate, este ano sob o tema “Água”. E quando estes dois ingredientes se juntam numa mesma frase, torna-se imperioso para a vereadora “pensar em Laura Esquível, no sentido que faz abordar aqui a obra Como água para chocolate”, disse à Lusa.

A presença da escritora mexicana na vila será o aperitivo para outra iniciativa, “Óbidos Gourmet”, que, em Maio, juntará chefs, escritores e produtos locais, num evento em que, “desde as livrarias aos restaurantes, em todos dos espaços haverá sempre alguma coisa a acontecer”.

Ao rol de eventos e actividades, juntar-se-á a abertura de mais duas livrarias. A primeira, dedicada à Banda Desenhada, ficção científica e novas tecnologias, abrirá portas em Março, no Parque Tecnológico de Óbidos. A segunda chamar-se-á Labirinto e ficará instalada nos antigos armazéns da ex-Empresa Pública de Abastecimento de Cereais (EPAC).

“Será uma espécie de central de catalogação de todas as obras que existem na vila, mas também espaço de venda, de espectáculos e de artistas a trabalhar ao vivo”, adiantou a vereadora.

Até ao início do festival, a Biblioteca Municipal será instalada numa galeria, abrir-se-ão concursos para novas residências literárias, realizar-se-ão conversas com actores e encenadores e programar-se-ão iniciativas comunitárias na vila onde, como adianta Celeste Afonso à Lusa, “está já a ser preparado um grande evento para 2017” que, durante três dias, tornará Óbidos a capital da literatura de viagens.

Sugerir correcção
Comentar