Ruiu o símbolo de Malta em que foi filmada A Guerra dos Tronos

A icónica formação rochosa de Malta tinha sido escolhida para filmagens de alguns filmes e séries, como A Guerra dos Tronos ou O Conde de Monte Cristo.

Fotogaleria
O arco era um dos locais mais fotografados de Malta e uma presença regular no pequeno e no grande ecrã. DR
Fotogaleria
DARRIN ZAMMIT LUPI/REUTERS
Fotogaleria
DARRIN ZAMMIT LUPI/REUTERS
Fotogaleria
DARRIN ZAMMIT LUPI/REUTERS
Fotogaleria
DARRIN ZAMMIT LUPI/REUTERS
Fotogaleria
DARRIN ZAMMIT LUPI/REUTERS
Fotogaleria
DARRIN ZAMMIT LUPI/REUTERS
Fotogaleria
DARRIN ZAMMIT LUPI/REUTERS
Fotogaleria
DARRIN ZAMMIT LUPI/REUTERS

A famosa "janela azul" – Tieqa tad-Dwejra, como é conhecida em Malta, ou Azure Window, em inglês – desapareceu nesta quarta-feira num desmoronamento provocado pela erosão geológica. Também os ventos fortes e agitação marítima dos últimos dias terão contribuído para o colapso da estrutura rochosa na ilha de Gozo, a segunda maior do arquipélago mediterrânico. O gabinete do primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat, caracterizou a perda do marco turístico como “devastadora”.

O local, uma popular atracção turística, tinha aparecido no primeiro episódio da série A Guerra dos Tronos, produzida pelo canal HBO, na cena do casamento dothraki entre Daenerys Targaryen e Khal Drogo. Foi também cenário escolhido para a rodagem de outros filmes, como Choque de Titãs (1981) ou O Conde de Monte Cristo (2002).

A informação de que o arco tinha desabado foi avançada pela conta do Twitter do primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat. Num dos tweets, lia-se que vários relatórios já tinham apontado que este marco acabaria por ser, ao longo dos anos, alvo de uma “erosão natural inevitável”. A surpresa estará sobretudo na rapidez do processo.

Em 2013, foi publicado um estudo geológico que concluía que a erosão era inevitável mas que a estrutura não se encontrava em risco iminente de ruína. Na altura, os geólogos acreditavam que a formação pudesse sobreviver mais algumas décadas. Ainda assim, as autoridades colocaram na altura alguns sinais para que não se caminhasse por cima da formação, por razões de segurança.

“O mar estava enfurecido por baixo da janela”, diz ao Times of Malta Roger Chessel, um morador que assistiu ao desmoronamento da formação rochosa, por volta das 9h40 locais (08h40 em Portugal). “De repente, o arco ruiu e caiu ao mar”, conta.

Numa conferência de imprensa, o Ministro do Ambiente de Malta, Jose Herrera, afirmou que vários estudos provaram que nenhuma intervenção humana poderia ter evitado o desabamento. O representante regional da Ilha de Gozo, Anton Refalo afirmou que a ilha tinha muito a oferecer para além da janela, mas comparou a ruína a “perder uma parte de si próprio”.

Para além da porção que se encontrava suspensa, também parte das formações rochosas em redor ruíram e caíram ao mar. Mas é um processo natural. De resto, a causa do desaparecimento do arco foi a mesma da sua origem: o desabamento aconteceu devido à erosão geológica, mas o arco foi, de igual modo, criado através da erosão de duas grutas de calcário que existiam nas zonas contíguas.

Sugerir correcção
Comentar