Romeu Bettencourt, a revelação

Foto

Fruto da insularidade, Romeu Bettencourt sonhava com uma carreira na aviação civil ou em Engenharia Mecânica. Na busca da melhor escola para o preparar para as disciplinas que teria pela frente – quando se tem uma mãe professora a exigência é maior – aos 15 anos ingressou na Escola Artística de Soares dos Reis, no Porto, e deu-se a descoberta desse mundo no qual nunca tinha reparado. “A ourivesaria foi amor à primeira vista.” Um amor na adolescência pode ser apenas uma paixão passageira, mas Romeu não estava enganado, ao ponto de a partir daí excluir qualquer outra carreira.

Em 2006, seguiu viagem para a Escócia onde estudou Cravação, no North Glasgow College. No ano seguinte, entrou para o curso de Joalharia na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), de Matosinhos. É o domínio de todas as fases do processo que, aos 29 anos, lhe permite “fazer tudo sozinho”. A inspiração vai buscá-la às origens, aos tempos de São Miguel, quando sonhava em ser piloto, juntou-lhe o gosto infantil pela Lego e construções. São essas linhas mecânicas e minimalistas que transporta para anéis, pulseiras, colares, que compõem a sua marca lançada há um ano. Há seis que arriscava em colecções de autor, que o levaram a expor na Schmuck, em Munique, na Alemanha, em 2011. Seguiram-se apresentações em Espanha, França, Holanda. Entretanto, somou clientes privados, “muitos açoreanos, porque é mais fácil crescer nos meios pequenos”. Da ilha aos EUA e Canadá foi um salto. Construiu o seu site, alimenta as redes sociais, investe o que ganha em ouro, prata e pedras.

“Vieram-me as lágrimas quando recebi o email com a selecção”, conta. Nesta edição da PortoJóia foram atribuídos os prémios Best Of como forma de reconhecimento dos expositores do certame. Para cada categoria foram escolhidas três candidaturas pela direcção do evento e da AORP. Romeu estava nomeado ao lado de Inês Telles e Ana João e venceu o Prémio Revelação, o que veio confrontar a sua timidez e as incertezas. “Quando faço as peças não sei que impacto têm no público e estes dias [durante a feira], tenho esse feedback. Pela primeira vez senti a validação do meu trabalho.”

Anel em prata dourada dr
Colar em prata dr
colar em prata dourada dr
Brincos em prata dourada dr
Fotogaleria
Anel em prata dourada dr
Sugerir correcção
Comentar