Redescoberta obra desaparecida de Rubens em São Petersburgo

A Ressurreição de Cristo tinha sido escondida em 1934 na sequência da perseguição religiosa encetada por Estaline.

Foto
A Ressurreição de Cristo, de Peter Paul Rubens DR

Depois de mais de 80 anos desaparecida, foi redescoberta uma obra de arte com 400 anos da autoria do pintor flamengo Peter Paul Rubens, que terá sido escondida e protegida da repressão religiosa do governo soviético de Estaline. A pintura foi restaurada e a sua autenticidade verificada pelo Museu Hermitage, de São Petersburgo.

Ao que tudo indica, a tela, de aproximadamente 5x3 metros, é a obra A Ressurreição de Cristo, obtida entre 1763 e 1774 pela imperatriz russa Catarina a Grande, que a doou na década de 1790 à Catedral da Santíssima Trindade do Mosteiro Alexander Nevsky. Aí, terá sido instalada num entalhe de uma parede do rés-do-chão, onde ficou até 1934, data em que as autoridades soviéticas fecharam a catedral como parte da perseguição religiosa que levaram a cabo. A sobrevivência da pintura foi assegurada pela equipa do museu, que a terá removido da parede onde estava e enrolado o papel, atirando-a para uma das vastas salas de arrumações.

A obra foi desenterrada pelo Hermitage em 2011, mas de acordo com um comunicado de imprensa referido pelo The Art Newspaper apenas em 2012 foi possível desvendar a pintura e começar o processo de restauro no Centro de Restauração e Armazenamento Staraya Derevnya, localizado nos arredores de São Petersburgo. A obra tinha ficado empenada e escurecida devido ao passar do tempo e foi precisa uma limpeza de várias camadas para descobrir a pintura que “corresponde ao estilo de Rubens nos primeiros anos após o seu regresso de Itália para a Antuérpia”.

Natalia Gritsay, directora do departamento de Mestres Antigos (pintores que trabalharam na Europa antes de 1800) e especialista em pintura flamenga, estudou a obra durante os cinco anos que se seguiram à sua descoberta e concluiu que foi começada por Rubens em 1610 ou 1611 e terá sido terminada por outro artista. Apresenta uma grande semelhança com o quadro A Ressurreição, que está na Catedral de Antuérpia, o que leva a especialista a acreditar que poderá ter sido originalmente encomendada para o altar da Igreja Dominicana daquela cidade flamenga pelo seu então prior Michael van Ophoven, amigo do pintor. O sucessor de Ophoven alterou radicalmente a igreja, o que poderá justificar o facto de a pintura ter ficado por acabar.

Um especialista independente disse ao jornal britânico The Telegraph que a obra de Rubens pode valer entre sete a nove milhões de euros, mas o Hermitage diz que não pretende vendê-la.  A Ressurreição de Cristo poderá ser visitada a partir de 2 de Outubro.

Sugerir correcção
Comentar