Quinze deverão reconduzir hoje Duisenberg no BCE

Foto
Win Duisenberg Boris Roessler/EPA

Os ministros das Finanças dos Quinze, reunidos em Vouliagmeni, perto de Atenas, deverão hoje dar o seu acordo ao prolongamento do mandato de Wim Duisenberg como presidente do Banco Central Europeu (BCE).

Uma maioria de ministros já se pronunciou, individualmente, favorável a esta possibilidade apesar da decisão final sobre a matéria só vir a ser tomada pelos chefes de Estado e de Governo dos Quinze na Cimeira de 20 e 21 de Junho em Salónica, Grécia.

"Portugal não se opõe a esse prolongamento", disse ontem a ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, à entrada da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro (Quinze menos o Reino Unido, Dinamarca e Suécia).

O encontro continua hoje, alargado a todos os países da UE.

A extensão do mandato de Wim Duisenberg, que, em princípio, se deveria reformar a 09 de Julho próximo, no dia em que faz 68 anos, daria um prazo suplementar para se levantarem as suspeitas que pesam sobre o futuro de Jean-Claude Trichet, actual governador do Banco de França e candidato mais forte ao lugar de presidente do BCE.

Trichet está a ser julgado no âmbito do escândalo do banco Crédit Lyonnais.

O impacto da guerra do Iraque na situação económica europeia e mundial será outro dos temas da reunião "informal" dos ministros das Finanças dos Quinze.

Manuela Ferreira Leite afirmou que Portugal iria "sofrer um impacto semelhante" ao dos restantes países "porque é uma economia aberta", que depende da evolução dos outros.

O comissário europeu dos Assuntos Económicos voltou ontem a afirmar que, se a retoma económica se verificar no segundo semestre de 2003, o crescimento da economia europeia deverá rondar 1,0 por cento este ano e 2,25 no ano que vem.

Os responsáveis pelas Finanças dos Quinze também vão examinar o calendário da introdução do euro nos países que vão aderir à União Europeia (UE) em 01 de Maio de 2004.

Sugerir correcção
Comentar