Radiohead fogem da Internet e 12 milhões fazem like

Provável operação de marketing que antecipa novo álbum?

Foto
Thom Yorke no Festival Optimus Alive em 2012 NUNO FERREIRA SANTOS

Haverá uma mensagem escondida na decisão dos Radiohead de apagarem a sua presença na Internet? A pergunta é feita pelo The Guardian e o jornal acrescenta que a famosa banda britânica mandou emails misteriosos. A teoria com mais adeptos é a de que se trata de uma operação de marketing para o lançamento do nono álbum da banda.

É agora uma página em branco o que espera quem visita o endereço Radiohead.com, assim como está sem novo conteúdo a conta do Twitter em nome do grupo. Um vazio de que esta manhã já 11,8 milhões dizem gostar através do Facebook.

O novo álbum da banda de Thom Yorke está previsto para Junho, segundo o manager Brian Message, mas o lançamento poderá ser antecipado – o último disco dos Radiohead, King of Limbs, foi editado em 2011. O grupo é conhecido por fazer lançamentos inesperados dos seus trabalhos, um procedimento, aliás, cada vez mais comum na indústria musical.

Alguns fãs receberam uma espécie de folhetos com o logótipo da banda e a seguinte mensagem, descrevem vários media: “Sing the song of sixpence that goes/ Burn the witch/ We know where you live” ("Canta a canção de seis cêntimos que diz/ Queima a bruxa/ Sabemos onde vives"). O que poderá querer dizer que a banda não precisa de intermediários para chegar aos fãs.

A Pitchfork tem o relato dos sucessivos desaparecimentos que começaram a ser registados este domingo, incluindo o perfil da banda no Google+ e os tweets do próprio Thom Yorke, o líder do grupo.

No início do ano, lembra a publicação norte-americana, os fãs já se tinham entusiasmado quando a banda registou duas novas empresas, a Dawn Chorus LLP e a Dawnnchorus Ltd., procedimento igual ao que teve nos lançamentos-surpresa dos álbuns In RainbowsThe King of Limbs.

Sugerir correcção
Comentar