Projecto Wordsong associa música e vídeo à poesia de Fernando Pessoa

Foto
Faz sexta-feira 70 anos que Fernando Pessoa morreu DR

A Casa Fernando Pessoa vai apresentar amanhã o Wordsong Pessoa, um projecto pluridisciplinar que associa música e imagens à poesia de Fernando Pessoa, para criar uma visão inédita do imaginário pessoano.

Na sexta-feira comemora-se os 70 anos da morte do poeta, e, simultaneamente, os 12 anos da Casa Fernando Pessoa.

O projecto, que tem o apoio da Casa Fernando Pessoa, é da autoria dos músicos Alexandre Cortez, Nuno Grácio, Filipe Valentim e Pedro d'Orey, em conjunto com a artista plástica Rita Sá, autora do vídeo que acompanha os poemas musicados.

Alexandre Cortez disse à agência Lusa que o livro, com DVD e CD, "resulta de dois anos de trabalho árduo, com muita pesquisa e leitura" sobre a obra pessoana.

"Quando a Clara Ferreira Alves [directora da Casa Fernando Pessoa] nos sugeriu fazer com a poesia de Pessoa o mesmo que fizemos com a obra do poeta Al Berto, há dois anos, tivemos receio porque achámos que era um bocado intocável", admitiu.

O compositor referiu que o tipo de abordagem realizado pelo grupo é "transgressor da forma canónica como é geralmente tratada a obra de Pessoa, até em poemas dele que já foram musicados por outros compositores".

"Guardador de Rebanhos", "In the Streets", "Ode Marítima" e "Realidade" são alguns dos 14 poemas musicados pelo grupo de artistas com uma linguagem musical inovadora, interpretando a obra do poeta com total liberdade criativa.

Por seu turno, a artista plástica Rita Sá criou imagens de vídeo sobre trabalhos de pintura "que também fazem uma leitura, noutra linguagem, dos poemas de Pessoa, acompanhando as músicas", acrescentou.

Alexandre Cortez disse ainda que amanhã será feita uma pré-apresentação do projecto Wordsong Pessoa, da responsabilidade da editora discográfica Transformadores, em colaboração com a editora 101 Noites, mas que só estará à venda a partir de Fevereiro de 2006.

A Casa Fernando Pessoa, que comemora o seu 12º aniversário, foi criada em 1993 pela Câmara Municipal de Lisboa.

Pessoa, que nasceu em 1888 em Lisboa e faleceu em 1935, viveu os seus últimos 15 anos num quarto onde estão expostos cerca de 1200 livros da sua biblioteca pessoal, a estante que lhe pertenceu e também a sua máquina de escrever.

Regularmente a Casa Fernando Pessoa realiza sessões de leitura, encontros de escritores, conferências temáticas, "workshops" e outras actividades culturais para promover a obra do poeta.

Sugerir correcção
Comentar