Primeiro dicionário guineense-português com lançamento marcado para 10 de Junho

O lançamento do primeiro dicionário guineense-português/guinensi-portuguis, da autoria do padre italiano Luigi Scantamburlo, vai marcar as comemorações do 10 de Junho na Guiné-Bissau. O dicionário apresenta 10.567 entradas e uma proposta de grafia do guineense.

Jorge Fernandes, leitor de português do Instituto Camões em Bissau, considera a obra "um trabalho notável de estandardização do léxico da língua guineense, o crioulo, e das suas afinidades e divergências com a língua portuguesa".

Um dos objectivos do novo dicionário é ensinar aos alunos "os códigos de cada língua para eles perceberem as semelhanças e as diferenças dos dois sistemas linguísticos".

Para Jorge Fernandes, o lançamento vai "provocar um amplo debate sobre o problema das línguas nacionais face ao português" e o primeiro deverá ser sobre o porquê da escolha da palavra guineense para definir o crioulo, sendo o português a língua oficial no país. "Constitui um estímulo à sustentação na Guiné-Bissau do ensino bilingue e um auxiliar indispensável aos estudiosos das duas línguas", considera Fernandes.

Luigi Scaramburlo, o autor do dicionário, é um religioso italiano há muito radicado na Guiné-Bissau, para quem "a escolha do termo guineense para designar a língua crioula é fundamental para promover melhor o estatuto nacional, veicular e inter-étnico desta língua, evitando a conotação negativa que o termo crioulo tem no país e no mundo".

Luigi Sacantamburlo vai apresentar a obra no dia 10, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Sugerir correcção
Comentar