Prémio AZ para o Terminal de Cruzeiros de Leixões

O projecto do arquitecto Luís Pedro Silva venceu na categoria de edifícios comerciais ou institucionais com mais de mil metros quadrados.

Foto
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi inaugurado há menos de um ano FERNANDO VELUDO/NFACTOS

O novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, do arquitecto Luís Pedro Silva, recebeu o prémio AZ para melhor edifício comercial ou institucional com mais de mil metros quadrados construído em 2015, tendo sido seleccionado entre 826 projectos de mais de 50 países. O terminal integrava a short list do júri e foi o favorito do público na votação que decorreu on-line, batendo a Ópera de Harbin (MAD Architects), o hotel The Waterhouse (Neri&Hu Design and Research Office) em Xangai, também na China, o Centro de Congressos e Auditório Vegas Altas (Pancorbo+de Villar+Chacón+Martín+Robles), em Villanueva de la Serena, Espanha, e a central de abastecimento energético da Universidade de Stanford (ZGF Architects), nos Estados Unidos.

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) considera que este prémio "vem reafirmar a excelência do novo Terminal, reforçando a sua notoriedade junto das maiores companhias internacionais de cruzeiros que têm vindo, de forma crescente, a considerar Leixões como paragem obrigatória, trazendo, dessa forma, cada vez mais visitantes para o destino Porto e Norte".

Os vencedores da competição, que a revista Azure promove desde 2011, foram conhecidos na sexta-feira, numa gala que decorreu em Toronto e onde o autor do projecto de Leixões esteve presente.

Construído a 700 metros da costa e inaugurado há menos de um ano, o novo Terminal de Cruzeiros de Leixões recebeu em 2015 o título de Melhor Porto do Ano atribuido pela Seatrade Awards, a par do Porto de São Francisco, nos EUA, e do Porto de Amesterdão. Este fim-de-semana, estará de portas abertas para receber os visitantes, mesmo aqueles que não estão em trânsito a bordo de um cruzeiro, no âmbito do roteiro Open House Porto.

Sugerir correcção
Comentar