Portugal está quase no fundo da lista do emprego cultural na Europa

Relatório do Eurostat faz retrato da situação no sector no ano de 2014.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Portugal é o quarto país dos 28 que actualmente integram a União Europeia (UE) com a percentagem mais baixa de empregos no sector da Cultura (2,2%), tendo apenas abaixo de si a Bulgária (2,1%), a Eslováquia (2%) e a Roménia (1,1%).

Os números foram divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE, que apresenta resultados relativos ao ano de 2014, destacando em título que “seis em cada dez pessoas que trabalham no sector cultural têm diplomas do ensino superior”.

No topo do ranking do emprego cultural dentro da UE está o Luxemburgo (5,2%), logo seguido pela Suécia (4,1%) e pela Finlândia e pela Holanda (ambos com 3,9%). Mas, considerados todos os países referidos no relatório do Eurostat, a segunda posição é ocupada pela Islândia (4,7%), que não faz parte da UE. O relatório inclui também outros quatro países extracomunitários: a Noruega, a Suíça, a Macedónia e a Turquia – os dois últimos também com médias inferiores à realidade portuguesa, respectivamente com 2,1% e 1,8%.

Este estudo do Eurostat mostra que, na UE, há mais de 6,2 milhões de pessoas a trabalhar na Cultura, o que equivale a 2,9% do total da população empregada. Daquele número, cerca de um terço – perto de dois milhões – é composto por artistas e autores; e metade destes (49%) são trabalhadores independentes.

Já relativamente a Portugal, o número de empregos culturais é de 101 mil, 49% dos quais são ocupados por mulheres e 53% por indivíduos com formação profissional e académica superior.

Mais baixa do que a média europeia é também a percentagem, em Portugal, de empregos ocupados por artistas e autores, um número pouco superior a 20 mil, o que significa cerca de um quinto do total.

Os dois países com o maior número de empregos no sector cultural são a Alemanha (1,18 milhões) e o Reino Unido (1, 06 milhões), os únicos acima do milhão; no extremo oposto da lista estão Malta (cinco mil) e o Chipre (nove mil). Já os países que empregam maior percentagem de mulheres no sector são os Países Bálticos: Letónia (67%), Lituânia (66%) e Estónia (64%), estando Malta no fim da lista (35%).

Sugerir correcção
Comentar