Pela quarta vez, o Atalaia prova que a arte não pertence aos centros

O festival de arte contemporânea volta ao Baixo Alentejo, nesta quinta-feira. Aljustrel e Ourique vão ser o palco das obras que cresceram da colaboração entre 13 artistas e a comunidade.

Fotogaleria
Arte Necessária, de Diogo da Cruz Diogo Quaresma/Atalaia Artes Performativas
Fotogaleria
Arte Necessária, de Diogo da Cruz Diogo Quaresma/Atalaia Artes Performativas
Fotogaleria
Still do filme Me and the people, de María Teresa García María Teresa García
Fotogaleria
Still do filme Me and the people, de María Teresa García María Teresa García
Fotogaleria
António Ferreira e Rui Gueifão, autores de Enxerto António Ferreira e Rui Gueifão
Fotogaleria
Ruben Green, co-autor de The Maybe Museum, nas minas de Aljustrel Diogo Quaresma/Atalaia Artes Performativas
Fotogaleria
Ruben Green, co-autor de The Maybe Museum, nas minas de Aljustrel Diogo Quaresma/Atalaia Artes Performativas

O Atalaia Artes Performativas vai, pela quarta vez, levar a arte contemporânea ao Baixo Alentejo, entre esta quinta-feira e 8 de Julho. Aljustrel e Ourique foram as localidades escolhidas para receber o festival que, apesar do curto tempo de vida, já se propõe a uma missão difícil: descentralizar a produção artística, revitalizar a cultura local e formar públicos na região.

Treze artistas de oito nacionalidades, seleccionados por um júri especializado num concurso internacional, instalaram-se até esta quinta-feira em oito diferentes residências, nas duas vilas do distrito de Beja, e desenvolveram as suas criações em colaboração com os locais.

A programação do festival, de entrada livre, conta com diversos artistas portugueses e estrangeiros. Um deles é Diogo da Cruz que, com o seu projecto, faz com que a arte deixe de ser um ente estranho e entre em casa das pessoas como se nada fosse. Ana Nobre, directora-artística do festival, revela que a Arte Necessária partiu de uma reflexão sobre “o que é a obra de arte e de como o público tem de se deslocar para ver algo que está encerrado num espaço institucional”. No Atalaia, Diogo da Cruz quis fundir a arte com o quotidiano: “No seu dia-a-dia na residência, ele tentou extrair e questionar as pessoas sobre aspectos da sua própria comunidade, que mereçam divulgação e, depois, imprimiu as ideias nos sacos de pão.” E qualquer um que passe pela Padaria de Ourique, no dia 7 de Julho, entre as 8h e as 13h e as 16h e as 18h, vai poder ficar com um dos exemplares.

Não há arte sem o “outro”

No mesmo dia, a venezuelana María Teresa García vai apresentar a instalação de videoarte Me and the people, às 22h, no Café Central, em Ourique. O vídeo é narrado por três testemunhos, que partilharam o seu conceito de “perda” com a artista. Uma partilha mais íntima, mais difícil, mas que funcionou. Aqui, tal como Ana Nobre explica, a arte “constrói-se a partir do que o outro tem e pode, quer, ou não, dar ao artista”.

Também o projecto Enxerto, de António Guimarães Ferreira e Rui Gueifão, pede ajuda à comunidade. A dupla de artistas portugueses “construiu uma carroça que vai fazer um percurso entre Aljustrel e Ourique, com vários pontos de paragem”, explica. Nesta viagem, o objectivo é que as comunidades interajam com os artistas para “participarem no processo da construção de uma escultura, quer na montagem, quer na decisão do local onde a escultura vai ficar, durante a estadia dos artistas na aldeia”. Depois, no dia seguinte, a escultura é desmontada e colocada na carroça até à chegada ao próximo ponto. Um processo que vai ser transmitido, 10 minutos por dia, em live streaming no Facebook do festival. A primeira paragem é já nesta sexta-feira, na Praça da Resistência, em Ajustrel, e a última é no dia 6 de Julho, na Avenida 25 de Abril, em Ourique.

O festival que funde as artes performativas à música, vídeo e instalação, arranca nesta quinta-feira, às 19h, no Jardim 25 de Abril, em Aljustrel, com o espectáculo de novo circo Remember, do mexicano Guillermo Léon. No sábado, é vez de Ruben Green e Sophie Mak-Schram mostrarem o The Maybe Museum, que se desenrola ao longo de três percursos na vila. Ajustrel ainda vai acolher a performance  Unfolding Time, do sul coreano Myungduk Kim e Phi, do colectivo Stratofyzika. No dia 6 de Julho, o festival muda-se para Ourique e recebe um concerto do músico alentejano Paulo Colaço, uma peça de teatro e de dança da norte-americana Katelyn Skelley, Never Free of It, entre outros.

Desde o início que o Atalaia quis aproveitar os cineteatros e auditórios que as cidades têm disponíveis. Mas não se encerrou neles, conta Ana Nobre: “Quisemos trazer a arte para a rua e confrontar as pessoas que não se deslocam para ir a espaços específicos, com a arte ao vivo e em espaço público.”

O festival alentejano tem vindo a crescer de forma significativa ao longo das edições. Em 2016, passaram por lá cerca de 1200 pessoas, em mais de duas dezenas de iniciativas.

Texto editado por Isabel Coutinho

Sugerir correcção
Comentar