Os livros de Matilde

O Cantar da Tila, Livros Horizonte (1ª Edição, Atlântida, 1967)
Fotogaleria
O Cantar da Tila, Livros Horizonte (1ª Edição, Atlântida, 1967) DR
O Palhaço Verde, Livros Horizonte (1ª Edição, Portugália, 1962)
Fotogaleria
O Palhaço Verde, Livros Horizonte (1ª Edição, Portugália, 1962) DR
As Fadas Verdes, Civilização (1994)
Fotogaleria
As Fadas Verdes, Civilização (1994) DR
História de Uma Flor, Editorial Caminho (2008)
Fotogaleria
História de Uma Flor, Editorial Caminho (2008) DR
Anjos de Pijama, Lisboa (Texto Editores, 2005)
Fotogaleria
Anjos de Pijama, Lisboa (Texto Editores, 2005) DR
O Livro da Tila, Cantigas Pequeninas, Livros Horizonte (1ª Edição, Notícias, 1957)
Fotogaleria
O Livro da Tila, Cantigas Pequeninas, Livros Horizonte (1ª Edição, Notícias, 1957) DR
O Sol e o Menino dos Pés Frios, Livros Horizonte (1ª Edição, Ática, 1972)
Fotogaleria
O Sol e o Menino dos Pés Frios, Livros Horizonte (1ª Edição, Ática, 1972) DR
A Boneca de Palmira, Edições Eterogémeas (2007)
Fotogaleria
A Boneca de Palmira, Edições Eterogémeas (2007) DR

As crianças foram o centro da sua obra, mesmo quando não era para elas que escrevia. Rompeu com os estereótipos impostos pelo Estado Novo e muitos escritores de literatura para a infância seguiram-na nessa ousadia. Chamaram-lhe fada-madrinha. Matilde Rosa Araújo deixou por aí uma varinha de condão. E um inédito.

Escolher os livros essenciais de Matilde Rosa Araújo não é fácil. Há sempre mais um que se impõe acrescentar. A Pública pediu ajuda a duas especialistas em literatura para a infância, Fátima Ribeiro de Medeiros e Leonor Riscado, e a um escritor, António Torrado. Todos amigos de Matilde. Era fácil sê-lo.

Não é possível falar da escritora sem falar também de Maria Keil, “as suas ilustrações são a marca de água das obras de Matilde”, diz António Torrado. E tem razão. Muitos dos seus livros foram ilustrados por esta artista plástica e mesmo a obra que sairá em Novembro terá imagens criadas recentemente por Maria Keil, já com 95 anos. “Uma dupla fantástica.”

Também não se pode conhecer o trabalho de Matilde sem se nomear a sua primeira obra dita para crianças: O Livro da Tila, cantigas pequeninas, (Editorial, 1957).

A abrir, pode ler-se “Quadra sozinha: Meninos pobres, tão pobres

São tão pobres, que ao vê-los/ Meus olhos, que são de cobre/ Têm a luz das estrelas.” Tila era o nome por que a autora era tratada na infância, diminutivo que nem sempre lhe agradou, conta Fátima Ribeiro de Medeiros, professora e investigadora de Literatura para a Infância e Juventude, do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

A coragem

Seguiu-se O Palhaço Verde, Portugália, 1962 (ainda está disponível). “Foi uma grande surpresa para a literatura”, considera António Torrado. “Estava-se num período em decrescendo da literatura para a infância. Já se tinha passado a fase das borboletas e passarinhos e não havia nada para substituir.”

É então que, com coragem, a autora escreve este livro: “A personagem é mais um arlequim do que um palhaço. Com ele, Matilde rompeu o estereótipo e nós fomos atrás. Mais ou menos…”

O rapaz em que Matilde se inspirou existiu mesmo, diz Fátima de Medeiros, que desenvolve pesquisa sobre esta escritora, alguma de grande profundidade: “Era um rapaz pobre que vendia moinhos de papel na praia.”

A professora realça a importância do contributo de Matilde para a literatura: “Estávamos numa fase de menorização da criança. Com o Estado Novo, não se podia ter ideias. A censura queria limitar as ideias dos escritores e conduzi-los por um determinado caminho. Mas, sobretudo na década de 1950, houve vários escritores que não seguiram a norma. Matilde foi um deles.”

A criatividade

A autora nunca se coibiu de abordar qualquer tema: “Morte, sofrimento, alegria, pobreza. Tratou-os como se fossem escritos para adultos. Sempre trazendo consigo o sentimento poético (mesmo sem ser na poesia propriamente dita) e os sentimentos universais e intemporais. Como os clássicos.” Por isso, conclui, “é uma escritora incontornável”. E não está, de forma alguma, ultrapassada.

Para Leonor Riscado, professora na Escola Superior de Educação de Coimbra, “a obra literária para a infância e a juventude que Matilde criou reflecte não só imenso amor pelos seus destinatários preferenciais, mas também uma imaginação viva e inesgotável no que à capacidade de efabulação e à criatividade diz respeito. Matilde é a fonte cristalina de onde brotaram obras incontornáveis que marcaram a literatura do século XX, quer na poesia, quer no conto” (palavras retiradas da comunicação “Matilde Rosa Araújo — A voz nua de uma fada verde”, Viseu, 2008).

Mais obras importantes: O Cantar da Tila, Atlântida, 1967. O Sol e o Menino dos Pés Frios, Ática, 1972 (disponível). As Botas de Meu Pai, Livros Horizonte, 1977. As Fadas Verdes, Civilização, 1994 (disponível).

António Torrado fala de O Sol e o Menino dos Pés Frios como uma das obras “onde se revela a sua marca neo-realista”, mas ressalva que “Matilde não era uma escritora neo-realista como o foram Alves Redol ou Sidónio Muralha”.

Há várias obras editadas mais recentemente (todas disponíveis), embora algumas sejam reedições de textos antigos com novas ilustrações e outras contenham histórias retiradas de obras anteriores: Anjos de Pijama (Texto Editores, 2005). A Saquinha da Flor (Gailivro, 2005). A Boneca Palmira (Edições Eterogémeas, 2007). História de Uma Flor (Caminho, 2008). Lucilina e Antenor (Calendário de Letras, 2008).

Se Fátima Ribeiro de Medeiros conheceu o “palhaço verde”, António Torrado conheceu “a boneca Palmira”, que serviu de inspiração à edição do livro com esse nome, ilustrado por Gémeo Luís. “Era preciso pedir licença (e às vezes desculpa) às bonecas para nos sentarmos nos sofás da casa da Matilde. E muitas vezes ficava-se com elas ao colo. Foi assim que conheci a boneca Palmira”, conta o escritor, entre divertido e comovido.

Para falar das obras “não para crianças”, de recolha, ensaio, contos e poesia, damos voz à professora Leonor Riscado. “As suas antologias de textos de autores portugueses, As Crianças, Todas as Crianças (Livros Horizonte, 1979) e A Infância Lembrada (Livros Horizonte, 1986), constituem tributos a uma infância que se pretende libertada. No campo do ensaio, A Estrada Fascinante (Livros Horizonte, 1988) é o exemplo da ‘inteligência do coração’ da sua autora e representa uma lúcida reflexão sobre a literatura para a infância, pois Matilde Rosa Araújo sempre acreditou que ser criança é uma promessa e, portanto, ninguém tem o direito de ‘infantilizar a criança’.”

O livro de contos Praia Nova (Editora Lux, 1962) “mostra uma capacidade única de penetrar no íntimo das personagens”. Da obra de poemas Voz Nua (Livros Horizonte, 1986) diz-nos: “Carregado de humanidade e simbolismo, vai, nos seus versos, ‘tecendo o xaile de Sol’. E, através do olhar e da voz inaugurais da sua autora, vamos aprender a ‘Saber ler na vida — folhear honestamente a vida

Apaixonadamente a vida/ Nas arcas da noite, nas arenas do dia:/ Risos, lágrimas, serenos rostos aparentes/ Como se abríssemos cada dia a verde lima do espanto’.”

A voz

Leonor Riscado fala assim do convívio próximo com Matilde Rosa Araújo: “Era uma senhora que falava baixinho. E tudo o que dizia era muito importante. Uma figura apagada mas que nos deixava suspensos e presos pelo olhar e pela voz.”

Um dos traços a que mais leitores, admiradores e amigos se referiram nas mensagens de despedida nos dias que se seguiram ao da sua morte (6 de Julho) foi precisamente a voz de Matilde. António Torrado conta-nos uma história antiga a propósito do efeito das palavras ditas pela escritora.

“Eu e Alice Vieira fomos chamados para fazer parte de um júri de poemas juvenis. Éramos nós os dois, a Matilde e o Mário Castrim. Íamos seleccionando o que chegava ao jornal e fazíamos encontros de leitura em voz alta para escolhermos em conjunto. Sempre que era ela a ler os poemas, iam logo para o monte dos escolhidos.”

Até que António Torrado, “na altura um jovem atrevido”, pediu para ler um daqueles poemas após a leitura de Matilde: “Aquilo não valia nada. Mas só depois de o escutarem lido por mim se apercebiam disso. Ela tinha aquela voz de harpejo e de violino ao mesmo tempo, e lia de uma tal maneira que os poemas eram todos aprovados.”

O autor é um dos que partilham do sentimento de orfandade deixado pela morte de Matilde Rosa Araújo — que não chegou a ter filhos, mas um colo imenso. “Devo-lhe a primeira referência crítica ao meu trabalho, há mais de 40 anos. Foi graças a ela que virei para esta área.” Acredita no entanto que a “voz sobrevive à pessoa”. Assim continuem a abrir-se os livros para a escutar.

Excerto do inédito de Matilde Rosa Araújo que será publicado em Novembro

Dezembro. Mês de frio, muito frio. Dias de chuva e de gelo. Florinda vinha da escola, atravessava o Jardim da Estrela. Jardim tão bonito, mesmo no Inverno!

O cachecol enrolado em volta do pescoço, tapando-lhe um poucochinho o nariz vermelho de frio.

As botas de cabedal (castanho como o tronco das árvores) protegian os seus pés de menina. Menina de oito anos, que já sabia ler. E bem. Qua alegria, quando começou a juntar as letras! Ler. Escutar as letras no papel do caderno, do livro, na lousa do quadro.

Conversar com elas.

Ler alto ou em silêncio.

Afagou a malinha da escola, que trazia presa ao ombro.

Ah! Mas que frio!

Mas não era para estranhar. Em Dezembro é sempre assim. E o Sol, nos dias em que brilha, é como se uma mão amiga nos afagasse.

Florinda gostava de atravessar o jardim. Às vezes vinha acompanhada por colegas da escola, outras vezes eles tomavam outro caminho.

- Psht... menina!

Olhou para o banco de jardim, de onde vinha o chamamento. Nele estava sentado um Pai Natal, vestido com um balandrau vermelho, a mão direita a segurar uma dezena de balões. Um verdadeiro arco-íris. Balões de todas as cores, agitados com o ventinho da tarde.

Ah! O Pai Natal! O Natal está à porta, embora ainda tenha escola...

Florinda, timidamente, aproximou-se do banco. Lembrou-se dos conselhos da avó, sempre preocupada:

- Florinda, nunca fales com desconhecidos. Ouviste?

Em silêncio, continuava a ouvir a avó. Não fales com desconhecidos...

- Queres comprar-me um balão, menina?

Florinda aproximou-se mais. Ficou parada, hesitante, sem saber o que dizer.

- Sabe, menina? - confidenciou o Pai Natal. - Estou cansado. Muito cansado. Sentei-me aqui porque já me doíam muito os pés. Não se quer sentar um bocadinho?

Florinda hesitou. Embora Pai Natal, sempre era um desconhecido. (...)

Sugerir correcção
Comentar