O sírio que deixou de ser único

Chegou há 16 anos a Berlim e tem acompanhado a entrada massiva de artistas compatriotas. Ali Kaaf é um dos artistas plásticos sírios mais notáveis da sua geração.

Foto

Ali Kaaf, de 40 anos, é um dos artistas plásticos sírios mais notáveis da sua geração, desenvolvendo uma obra muito baseada na sua identidade, recorrendo a materiais como o papel e o vidro como matéria das suas instalações. Desde o seu pequeno estúdio em Neukölln, acompanhou a chegada massiva dos seus compatriotas com a perspectiva de quem já escolheu Berlim como local de exílio há 16 anos. “O meu mundo desmoronou-se. O meu país passou a ser conotado com uma certa imagem a que não estava habituado e, de repende, encontrava nas ruas de Berlim pessoas que estava habituado a ver em Damasco. Isso assustou-me”, diz. Recomposto do choque, decidiu participar de forma activa na integração dos novos valores artístico fugidos da guerra, dando aulas a 16 estudantes sírios de um programa especial da Academia de Arte Weissensee. “Ensino escultura e instalação, com o objectivo de os pôr a trabalhar em conjunto na elaboração de portfólios para as suas candidaturas a universidades de artes. Consigo entender o conflito no trabalho dos estudantes, eles estão muito ocupados na expressão das suas sensações em relação a esse tema”.

Para Kaaf, o pós-guerra vai ser um período muito interessante para os artistas sírios: “Vamos poder fazer o balanço de tudo isto e integrar as questões europeias absorvidas no exílio”, afirma. “Nessa altura, vai haver uma filtragem. Só os melhores artistas vão ter mercado”.

Sugerir correcção
Comentar